Boa Noite!, Terça-Feira - 26 de Março de 2019

 

Abertas inscrições para o Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA

Alyshia Gomes / 9:15 - 19/11/2018

O programa visa apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de Graduação e Pós-Graduação em universidades norte-americanas.


O processo de aplicação para uma universidade norte-americana é sempre longo e dispendioso,  se considerado que a orientação é iniciá-lo com um ano de antecedência e os valores dos testes internacionais.

Uma boa orientação é também muito importante, pois o procedimento de admissão para as universidades internacionais envolvem elaboração de textos, inscrição, avaliação, e todos os atos sequenciais que não seguem a mesma lógica do procedimento de admissão em uma universidade brasileira. O que você acharia, então, de participar de um programa que, além de te permitir uma orientação personalizada, ainda cubra os gastos com os testes internacionais? Ele existe e se chama “EducationUSA Opportunity Funds” ouOportunidades Acadêmicas”.    

Segundo o EducationUSA, fonte oficial de informações sobre estudos nos EUA, o “Oportunidades Acadêmicas é um programa do Departamento de Estado dos EUA oferecido há 10 anos através da rede EducationUSA. O programa visa apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de Graduação e Pós-Graduação (Graduate Programs), sendo o objetivo final que consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos.

O programa é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).”

Os alunos do programa Oportunidade devem passar por um processo seletivo que envolve um consultor do EducationUSA, o coordenador regional de orientação educacional (REAC) e a Seção de Assuntos Públicos de uma embaixada dos EUA.

As inscrições para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA  já estão abertas e encerram-se no dia 14 de janeiro de 2019. Para os interessados em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação), as inscrições estão previstas para dezembro. Então, visite o site e tome conhecimento de todos os detalhes do programa!

Como sempre faço, relembro que uma aplicação de sucesso sempre começa o mais cedo possível. Pelo que tenho conhecimento, candidatos nordestinos já foram aceitos no programa, mas não lembro de ter visto candidato alagoano participando, ainda. Espero, sinceramente, que tenha chegado a hora.

Não se esqueça que você poderá participar da coluna “Estudar Lá Fora” com sugestões, questões e comentários relacionados à Educação Internacional. Basta enviar um e-mail para alyshiagomes.ri@gmail.com. Até a próxima!


Comentar usando