30 novos respiradores chegam a Alagoas

Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde

Por Ariel Cipola com Assessoria | Edição do dia 25 de maio de 2020
Categoria: Coronavírus


30 novos respiradores foram enviados pelo Ministério da Saúde a Alagoas. Destes, 15 são convencionais, usados em leitos de UTI, e 15 de “transporte”, utilizados em ambulâncias e unidades de estabilização. Agora o estado contará com 399 leitos de Unidade de Terapia Intensiva equipados com respiradores, fora UTIs móveis. O anuncio foi feito hoje (25), durante entrevista coletiva on-line, pelo governador Renan Filho e pelo secretário Estadual de Saúde Alexandre Ayres.
O governador Renan Filho que já havia dito que não agüentava mais cobrar o Ministério da Saúde o envio dos respiradores, hoje, agradeceu o comprometimento do ministro Pazuello. No momento, a rede privada de Saúde de Alagoas já está colapsada.

“Queria aproveitar para fazer um agradecimento especial ao ministro Eduardo Pazuello, que me disse na semana passada que enviaria os respiradores essa semana, depois de um período longo em que aguardávamos a ajuda do ministério da Saúde, e chegaram mesmo. Eu até falei para a imprensa que já tinha cobrado tanto que já estava com vergonha, mas eu sabia que estava pedindo para o povo de Alagoas e não poderia colocar qualquer empecilho nisso”, disse Renan filho.
Renan Filho destacou que a ajuda é bem-vinda, mas que precisa que o ministério da Saúde ajude Alagoas ainda mais. Renan Filho também voltou a fazer um apelo à população alagoana, e pediu que cada um faça a sua parte e respeitem as regras de distanciamento social, pois, de nada adiantará os novos leitos e respiradores se todos se contaminarem ao mesmo tempo.

“É uma ajuda válida, mas é preciso que o ministério nos ajude mais. Nós solicitamos 60 respiradores convencionais. Logo mais, após a coletiva, eu vou fazer um agradecimento ao ministro e ao Governo Federal por ter enviado esses respiradores, mas também vou ao mesmo tempo solicitar que priorizem Alagoas nas próximas remessas, para que a gente possa dar uma assistência ainda melhor para o nosso povo”, afirmou Renan Filho.

Dos 30 respiradores, de 10 a 15, segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, serão destinados ao interior do estado de acordo com o mapa de contaminação, e serão distribuídos ainda hoje. “Os respiradores serão distribuídos ainda hoje e vão reforçar o interior do estado. Os engenheiros clínicos já se encontram aqui, ao final da coletiva vamos testar os equipamentos e direcioná-los. Mas é importante destacar que esse gesto do Governo Federal demonstra a necessidade dessa busca de união e de serenidade, não é momento de política”, disse Ayres.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados