2° Encontrão de Mestres reúne mais de 600 fazedores de Cultura em Pilar!

Encontro contou com um público vindo de 38 municípios alagoanos.

2° Encontrão de Mestres reúne mais de 600 fazedores de Cultura em Pilar!

Encontro contou com um público vindo de 38 municípios alagoanos.

Por João Lemos | Edição do dia 29 de março de 2022
Categoria: Cultura, Opiniões, Ultimas Notícias | Tags: ,,


A cidade do Pilar-AL, parou no dia 12 de Março de 2022, para ver o 2° Encontrão dos Mestres de Alagoas que reuniu um público de quase 700 pessoas no entorno do Cine Pilarense, Centro da cidade. Dentro da programação palestra, feira de artesanato,  homenagens e muita folia com as apresentações da cultura popular marcaram o dia que também comemorou os 150 anos do município.

Tendo dois grandes homenageados, mestre Edivar Vicente Feitosa (Guerreiro Treme Terra Pilarense) e o escritor Arthur Ramos (in memoriam) o evento ainda homenageou com o Prêmio Mestre Bumba outros 50 fazedores de cultura de diversos municípios alagoanos. Além de toda a programação formativa que contou com a participação do produtor e pesquisador paraibano, Alfranque Amaral, houve oito apresentações culturais, um cortejo carnavalesco com os Blocos Leão de Aço e Caçadores e a feirinha de artesanato realizada ao lado do cinema onde houve interdição do espaço para apresentações e oficinas.

Nesta atividades estiveram presentes 38 municípios representados pelos mais de 600 fazedores de cultura, uma verdadeira explosão de interesse e unidade através do FOCUARTE. O dia ficou marcado pela quantidade de atividades que ocorrerão paralelas a programação do evento, gerando dentro do município uma economia bem brasileira aquecida pelo público que pôde também visitar os pontos turísticos da cidade e desfrutar das iguarias genuinamente do Pilar.

O 2° Encontrão dos Mestres de Alagoas teve o apoio da Prefeitura Municipal do Pilar, Secretária de Estado da Cultura (SECULT), Museu Théo Brandão, Galeria Mulher Rendeira, Pilar Multcoisas, TV Balanço e o apoio sensível da deputada Fátima Canuto. Aproveitamos o ensejo para reforçar os agradecimentos aos amigos, Sérgio Moraes e Ruthnea Camelo pelo esforço incansável para ver realizado este evento.

Ainda durante a programação, houve o lançamento da 3ª edição da Revista FOCUARTE, importante instrumento de divulgação da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano. Agora o FOCUARTE, inicia sua caminhada rumo a cidade de Taquarana para o próximo encontro que acontece em 21 de Maio deste ano.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados