Bom Dia!, Quarta-Feira - 19 de Setembro de 2018

 

Você conhece os Massive Open Online Courses?

Alyshia Gomes / 12:00 - 24/06/2018

Descubra os MOOCS como importante ferramenta na educação moderna.


O assunto da semana não é algo inédito. No entanto, considerando a importância dos ambientes digitais como meio de democratização da educação, tenho certeza que vale a pena continuar falando sobre os “MOOCS”.

A sigla significa Massive Open Online Courses (Cursos Abertos Online e em Grande Escala) e consiste exatamente numa ampla gama de cursos dentro de várias áreas (Ciências Sociais, Biológicas, Educação etc.) disponibilizados, geralmente, por universidades/instituições de ensino das mais veneráveis internacionalmente. Os interessados podem aproveitá-los de diversas formas. Eu mesma estou acompanhando alguns deles com um grupo de alunos na preparação das sessões para o próximo semestre: Bioethics: The Law, Medicine and Ethics of Reproductive Technologies and Genetics (Bioética: O Direito, a Medicina e a Ética das Tecnologias de Reprodução e Genética) e Building a Future with Robots (Construindo um Futuro com Robôs).

Existem vários outros. Um deles é o “The Psychology of Criminal Justice” (A Psicologia da Justiça Criminal), oferecido pela University of Queensland através da plataforma EdX. Mas antes de apresentá-lo, permita-me dizer que, se o “mundo dos MOOCS” ainda lhe era desconhecido, você estava perdendo grandes oportunidades de “se internacionalizar” ou mesmo de adquirir/aprimorar conhecimentos de uma maneira especial uma vez que as aulas são em inglês (e essa é uma das maiores vantagens) e online (mais comodidade e praticidade). Deixando claro que existem vários portais (EDX, Coursera, Veduca, Future Learn etc.), que estipulam pré-requisitos e condições diferentes a depender de cada caso.

Pois bem, sobre o curso “The Psychology of Criminal Justice”, de acordo com o que está lá no site do EdX, na key message, “Learn how behavioural science can improve our criminal justice system” (“Aprenda como a ciência comportamental pode melhorar nosso sistema de justiça criminal”), você já pode antever a essência do curso. E é isso mesmo porque, à medida em que você vai analisando, por exemplo, qual seria a efetividade do sistema de justiça criminal partindo da perspectiva da Psicologia e quais os mitos ou falsas concepções que se tem acerca do funcionamento desse segmento da justiça, você será levado a formular propostas concretas de como efetivar o que aprendeu.

Alex Albert Vilela, um dos alunos que está à frente deste projeto, descreveu como interessante um depoimento que está na página de apresentação do curso. Nele, um participante destacou que o curso lhe possibilitou abrir os olhos para identificar como ou quando a justiça criminal estaria (nos métodos, nas práticas, enfim, da gestão de um modo geral) “saindo da linha”.

Portanto, não perca tempo! Inscreva-se em algum curso que esteja disponível, melhore o inglês e aprenda de forma moderna. E, caso você deseje obter o certificado, não se esqueça de postá-lo diretamente no LinkedIn; conhece esta rede social?

Com certeza, ainda falaremos sobre esta experiência. Se você quiser compartilhar informações, perguntas e comentários sobre este ou outro tema da coluna no jornal impresso ou blog, entre em contato conosco pelo mail alyshiagomes.ri@gmail.com


Comentar usando