Vídeo orienta lojas virtuais para aumento de acessos na Black Friday

Redação com Assessoria / 10:04 - 31/10/2017

Campanha da camara-e.net traz dicas de especialista da Microsoft para preparar o site para a demanda maior da data promocional


Novembro nem começou e os preparativos para a Black Friday já estão na mente dos empresários, especialmente os do e-commerce. Se, como levantou uma pesquisa da área, 78% das lojas virtuais estão preparando algum plano de vendas ou promoção especial para a data, é igualmente importante que eles consigam manter seus sites no ar para efetuar as vendas.

Testes de carga são fundamentais para o lojista virtual que vai participar da Black Friday, pois são eles que indicarão se o site irá aguentar, em apenas 24 horas, um volume de acesso que costuma ser três vezes maior do que o normal. Esta é uma das dicas que André Echeverria, ex-gerente geral da Microsoft para nuvem e plataforma de dados, dá às lojas online em datas promocionais.

Echeverria foi um dos seis especialistas convidados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela Braspag para participar da série de vídeos de capacitação para lojistas que vão participar da Black Friday. No vídeo Infraestrutura para a Black Friday, ele fala da importância de rever a arquitetura do site, que deve prever a escalabilidade.

“É muito difícil dizer o movimento que a loja vai ter em momentos de pico como a Black Friday, por isso é preciso construir uma loja com uma arquitetura que permita ao lojista aumentar ou diminuir o site de acordo com o movimento”, ensina ele.

O especialista diz ainda que o lojista deve se preocupar com a segurança, tendo em mente a possibilidade de ataques, fraudes e quedas de sistema. Segundo ele, o lojista deve consultar a empresa de plataformas ou o seu gerente de sistemas sobre como a segurança está sendo reforçada para que sejam preservados os dados sensíveis do cliente.

Outro ponto, que segundo Echeverria, não pode ser descuidado é a disponibilidade 24×7 do site. “Se no dia da promoção o site ficar indisponível, é muito importante que o lojista tenha previsto isso e tenha preparado um site reserva para assumir automaticamente a operação sem que o consumidor perceba em caso de queda do site principal.”

Resumo

Se as dicas do vídeo pudessem ser resumidas, seriam as seguintes:

  • Revise a arquitetura do site. Seu desenho deve prever o comportamento do sistema na data;
  • Cuide da segurança, da privacidade e da transparência com os aspectos ligados aos dados do cliente;
  • Opte por uma plataforma que tenha um ecossistema de empresas de integração, parceiros de tecnologia que possam apresentar uma solução específica às suas necessidades; e
  • Pense em como os dados coletados durante a promoção serão tratados e de que forma essas informações podem ser utilizadas para melhorar o seu negócio ao longo do ano.

Este e os demais vídeos de capacitação idealizados para a Black Friday fazem parte do programa Black Friday Legal, iniciativa da camara-e.net desde 2016, cujo objetivo é ajudar os micros, pequenos e médios empresários do e-commerce a ter uma experiência de vendas bem sucedida durante a data promocional. Ele pode ser acessado, gratuitamente, no canal da camara-e.net no YouTube (http://youtube.com/camaraenet).

Sobre a camara-e.net

Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil.

Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.


Comentar usando