SMTT, pode liberar a faixa azul das 9h às 16h?

Deraldo Francisco / 1:27 - 02/08/2017


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foi pressionada, nesta terça pela manhã, a tomar uma decisão que – inicialmente – se recusou. Liberou o tráfego para todos os veículos pela faixa azul – exclusiva para ônibus. Diante da paralisação dos trabalhadores rodoviários, os ônibus ficaram nas garagens das quatro empresas. Sem ônibus, a faixa azul ficou quase sem movimento. Sem ônibus, mais carros nas ruas. E, assim, com a chuva, o trânsito virou um caos, mesmo sem “sem ônibus”.

Através das emissoras de rádio, muita gente pediu a liberação da faixa azul, mas a SMTT não atendeu, dizendo que “a regra é clara”. Mas houve a pressão e, para não arranhar ainda mais a imagem do prefeito, a “ágil equipe de articulação” de Rui Palmeira, também pressionou e conseguiu a liberação da faixa para os outros veículos. Quando essa decisão veio, o horário de “pico” já tinha passado, mas, como o trânsito foi um caos, serviu para uma maior fluidez.

Mas esse fato abre uma brecha para uma pequena discussão. Quando se pensou na faixa azul, a ideia era que os ônibus – como acontece em outras capitais com o trânsito organizado – tivessem uma faixa exclusiva para maior fluidez. Ou seja, um veículo com dezenas de pessoas tem preferência. Contanto que obedeça também o limite de velocidade de 60km/h. Perfeita a ideia, muito embora as empresas de ônibus ganharam, com o aumento no número de “viagens”. Ninguém fala nisso, mas aconteceu.

Só que as empresas também recolhem os carros em horários em que há pouco movimento de passageiros. Ou seja, menos passageiros, menos ônibus. Então, porque não liberar a faixa azul para os outros veículos quando ocorre a retração no fluxo de ônibus. Só há dois horários de “pico”: de manhã, notadamente das 6h às 8h e à tarde, das 17h às 19h. A faixa azul fica sem grande movimento das 9h às 16h. As outras vias também ficam com movimento menor, mas ainda se registram retenções em alguns pontos de Maceió. Bem, é só uma sugestão.


Comentar usando