Bom Dia!, Quarta-Feira - 21 de Fevereiro de 2018

 

Site independente divulga informações sobre as produções audiovisuais alagoanas

Da redação / 11:14 - 16/11/2015

O projeto aceita colaborações de realizadores, produtores culturais e profissionais da área


foto internet

“nosso objetivo é continuar dialogando, colaborando e difundindo tudo que estiver relacionado ao audiovisual alagoano”, diz Larissa (Foto: reprodução internet)

“Catálogo da Produção Audiovisual Alagoana” foi o trabalho de conclusão de curso defendido pela Videomaker Larissa Lisboa, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e também, o influenciador para a proposta de nascimento do catálogo de produções Audiovisual Alagoas, lançado em março desse ano.

A ideia da realização surgiu na conversa com uma amiga, por entender que o formato de uma plataforma online poderia ter uma viabilidade muito melhor em publicação. “Foi como se tudo se encaixasse no momento em que se configurou a ideia do catálogo, transformando-se numa proposta de atualização do livro Panorama do Cinema Alagoano de Elinaldo Barros. Uma vez que não consegui publicar o catálogo como livro, e em 2010 estava concluindo minha especialização em Tecnologias Web para Negócios, investi em adquirir o domínio e em contratar hospedagem [do site]”, diz Larissa Lisboa.

No início desse ano, o site possuía poucas dezenas de produções catalogadas, e mesmo assim, já era uma grande novidade, porque não existia um espaço que dialogasse com audiovisuais produzidos no estado. De lá pra cá, a ferramenta online só cresceu. “Nesse tempo, também criamos novos espaços e passamos a contar com a ajuda de alguns colaboradores, o que tornou possível a ampliação do catálogo e do conteúdo jornalístico do site”, acrescenta Amanda Duarte, Coordenadora de Comunicação da plataforma.

Disponível no site é possível encontrar diversas produções como curtas, filmes, clipes musicais, espaços destinados a roteiros e cartazes, além de séries de curadorias e entrevistas: “mas para isso, esperamos contar cada vez mais com o apoio dos realizadores, que podem contribuir enviando informações sobre seus filmes, videoclipes e dos interessados em audiovisual de uma forma geral”, reforça Amanda.

Esse desenvolvimento do arquivo histórico e online das produções alagoanas, é um trabalho valioso para quem estuda, quer conhecer, gosta ou trabalha com o cinema no geral. Além disso, existe a valorização cultural. “O Audiovisual Alagoas tomou vida para suprir uma série de carências que o nosso audiovisual tem em relação à sua memória. Ao reunir informações sobre a história do nosso cinema e sobre as nossas produções, o site pretende contribuir para a preservação dessa memória, que é patrimônio de todos os alagoanos e alagoanas”, explica Amanda.

Para conhecer a plataforma online clique aqui.


Comentar usando