Semas abre inscrição para cursos profissionalizantes gratuitos

Secom Maceió / 10:19 - 28/09/2017


Semas abre inscrição para cursos profissionalizantes gratuitosEstão abertas inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Voluntário na modalidade Educação à Distância (EaD) para pessoas de baixa renda inseridas no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando as pré-matrículas até o dia 10 de outubro.

Ao todo estão sendo ofertadas vagas para 30 cursos profissionalizantes com duração de 3 a 5 meses. São eles: Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos; Agente de Limpeza Urbana; Almoxarife de Obras; Inspetor de Qualidade; Gestor de Microempresa; Assistente de Logística; Assistente de Controle de Qualidade; Agente de Microcrédito; Mensageiro; Operador de Caixa; Promotor de Vendas; Recepcionista; Comprador; Assistente de Faturamento; Vendedor; Representante Comercial; Assistente de Tesouraria; Assistente Administrativo; Assistente de Crédito e Cobrança; Almoxarife; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Financeiro; Inglês Básico; Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras); Espanhol Básico; Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Auxiliar de Fiscalização Ambiental; e Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos.

Para se inscrever, o candidato precisa estar inserido no CadÚnico (beneficiários do Programa Bolsa Família têm prioridade), idade superior a 15 anos completos e de escolaridade ter Ensino Fundamental Incompleto até Ensino Médio Completo.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família em Maceió, Mariana De Carli, os cursos do Pronatec Voluntário são todos na modalidade à distância, ou seja, o candidato precisa ter estrutura de computador com acesso à internet para participar do curso profissionalizante gratuito.

“Os interessados precisam ter o NIS, ou seja, estarem cadastrados no CadÚnico, e terem acesso a um computador com internet para participar do curso. Se ele atender os requisitos propostos pelo Pronatec Voluntário, ele procura a Semas para fazer a pré-matrícula. Após a pré-matrícula, o candidato terá data para confirmação desta matrícula já pela internet pelo link dos cursos”, destacou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca a importância dos cursos profissionalizantes gratuitos para a inserção no mercado de trabalho da população de baixa renda. “São cursos profissionalizantes que ajudam a ser inserido no mercado de trabalho. Estamos orientando as pessoas que têm o NIS que procurem a sede do CadÚnico para garantir sua vaga e ter mais oportunidade no mercado de trabalho”, completou a gestora.

As pré-matrículas estão sendo realizadas no prédio sede do CadÚnico/Bolsa Família em Maceió (Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço) até o dia 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 13h.

Os interessados precisam procurar a Coordenação de Ações Complementares munidos dos seguintes documentos: Número de Identificação Social (NIS), RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de Escolaridade e, para os menores de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.

Mais informações através do telefone 3315-3686.


Comentar usando