Bom Dia!, Domingo - 18 de Novembro de 2018

 

São João é comemorado com arrasta-pé no Mercado do Artesanato

Secom Arapiraca / 8:17 - 26/06/2018


Um dos elementos que não pode faltar em tradicional festa junina é a música. E o forró, principal ritmo responsável por contagiar com alegria o lugar e as pessoas, animou o arrasta-pé no sábado (23), véspera do Dia de São João, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Ceci Cunha. O local é um dos vários polos do “Aravantu – Uma seleção de tradição” espalhados por Arapiraca.

“Olha, isso aqui tá muito bom / Isso aqui tá bom demais / Olha, quem tá fora quer entrar / Mas quem tá dentro não sai”. O verso da música de Dominguinhos, uma das mais tocadas em festas juninas, somou ao  repertório da noite e embalou a dança do aposentado Luiz Ferreira da Silva, de 78 anos, que elogiou a festa promovida pela Prefeitura de Arapiraca.

Com traje típico da época, ritmo nos pés e sorriso estampado no rosto, ele mostrou disposição para acompanhar a maratona de forró da noite. Enquanto trocava de par,  falou sobre a sua paixão pelo forró e a satisfação em participar do festejo.

IMG_4238 (Copy)

“Esta festa é um presente para quem gosta de música boa, diversão e valoriza a amizade”, afirmou.  O senhor Luiz explica que é frequentador assíduo do Projeto Cultura na Praça, que acontece dia de segunda-feira, no centro da cidade, comandado pelo mestre Afrísio Acácio.

A exemplo do aposentado, famílias, casais e grupos de amigos que escolheram o Mercado do Artesanato para passar a véspera do São João, o casal Fabiana Bezerra e José Edmilson Gomes, que foram acompanhados por seus dois filhos e uma sobrinha. Moradores do bairro Brasília, ressaltam que desde a primeira noite da programação do “Aravantu” acompanham as atrações culturais.

“Desde quando começaram as apresentações do São João, a gente vem. O lugar é seguro, ambiente família e ainda é de graça. A diversão é tranquila. Chegamos cedo e só saímos no final das apresentações”,  destacou Fabiana Bezerra.

Atrações Musicais

Com início às 19h, a programação da noite foi aberta por Souza do Acordeon e Forró Topado, com o seu forró pé de serra. Um trio, formado por músicos trazendo uma sanfona, triângulo e  zabumba, apresentou um rico repertório musical da cultura nordestina.

Souza do Acordeon falou com orgulho do tempo que toca o instrumento, desde 1965, quando ganhou a sua primeira sanfona. E sobre participar da programação do São João da Prefeitura de Arapiraca, ele agradeceu e destacou a importância da valorização dos artistas regionais. “Fazer apresentação em festas públicas é sempre uma oportunidade de apresentar o nosso trabalho. A administração municipal está de parabéns pela bonita festa”, comemorou.

Na sequência, apresentou-se no palco do “Aravantu” a Banda Xamego e Xodó, comandada pelo mestre Bastinho da Sanfona. Com seis integrantes, a última atração da noite intepretou canções de grandes nomes do cenário brasileiro, a exemplo do Rei do Baião, o Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Flávio José, Alceu Valença e Eliane, entre outros.

Bastinho da Sanfona, que há mais de 30 anos trabalha com música, conta com orgulho que já dividiu o palco com Sivuca, Jorge de Altinho e Elba Ramalho.  “É um grande prazer participar do “Aravatu”. E nós que fazemos a cultura e levamos o nome da cidade por onde nos apresentamos, agradecemos ao poder público pelo importante incentivo e valorização dos artistas locais”, completou.

Programação

E a animação não se resumiu à véspera de São de São, a festa no Mercado do Artesanato começou no dia 15 de junho e continua até o dia 30, sempre nos finais de semana, seguindo a agenda do “Aravantu”. Confira:

26/06 ~ 20h ~ Arraiá Canarraiá (Canafístula)

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves (Centro)

 

28/06 ~ 19h ~ Radielson do Acordeon + Milena Araújo

30/06 ~ 19h ~ Gildázio Santos

 

 

2º Concurso Cultural de Culinária Junina

28/06 ~ 18h ~ Arapiraca Garden Shopping

Concurso das Quadrilhas Estilizadas

27/06 ~ 18h ~ Ginásio Municipal João Paulo II

Dona Ciça, Lengo Tengo, Renascer do Sertão, Canarraiá e Mandacaru

Show de encerramento: Miguel Vieira

Grande Show Aravantu (Bosque das Arapiracas)

29/06 ~ 20h ~ Forrozão do Mago Véio + Jordão e Banda + Pascoal + Edson Lima

Apuração dos Arraiás

30/06 ~ 19h ~ Resultado do 16º Concurso de Resgate às Tradições Juninas

Concurso da Rainha do Milho

01/07 ~ 16h ~ Arapiraca Garden Shopping


Comentar usando