, Quinta-Feira - 21 de Junho de 2018

 

Saiba qual o significado da Quaresma para Cristãos

Redação com sites / 5:24 - 14/02/2018


view

(Foto: Divulgação)

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja Católica aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma, que tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.
Nessa época, os fiéis fazem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. E de acordo com os cristãos, isso significa um recomeço para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. A quaresma vai a até a páscoa quando Cristo ressuscita.
Essencialmente, a quaresma é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
 Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir, além de uma cor litúrgica que durante a quaresma é o roxo, na qual representa a penitência. O roxo no tempo da quaresma simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
24949_0

(Foto: Divulgação)

Quarenta Dias
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.
Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito.
Tempo de oração
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica realiza para preparar os fiéis durante os festejos da Páscoa. Durante este período, os católicos entram em meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Comentar usando