, Sexta-Feira - 17 de Agosto de 2018

 

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio

Diário de Pernambuco / 6:00 - 08/01/2018

Cantora disse ter oferecido 40% dos lucros, mas a banda não aceitou


Lana Del Rey confirmou, por meio de uma publicação em seu Twitter, que está sendo processada pela banda Radiohead por supostamente copiar a música Creep, lançada pelos britânicos no disco Pablo honey, de 1993. A música em questão é Get free, presente no último álbum da cantora, Lust for life, lançado em 2017.
“O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação”, escreveu a norte-americana em seu perfil. “Eu ofereci 40% do lucro dos últimos meses mas eles só aceitam 100. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento”, explicou.
Cantora ofereceu 40% dos lucros da canção, mas proposta foi recusada. Fotos: YouTube/Reprodução

Cantora ofereceu 40% dos lucros da canção, mas proposta foi recusada (Fotos: YouTube/Reprodução)

Vale lembrar que, no ano passado, o Radiohead foi processado por plágio justamente pela música Creep. À época, a canção foi comparada à The air that I breath, da banda The Hollies, lançada em 1974. Após um acordo, os compositores da canção, Albert Hammond e Mike Hazlewood, foram incluídos nos créditos da composição do Radiohead.
Creep foi o primeiro single lançado pelo grupo britânico. Apesar de ser uma das músicas mais celebradas do Radiohead, as rádios do Reino Unido se recusavam a tocá-la na época de seu lançamento, afirmando se tratar de uma música “muito deprimente”. Décadas depois, a música foi escolhida pela VH1 como uma das melhores músicas da década de 1990, além de ter sido considerada a terceira melhor canção indie de todos os tempos na lista All time indie top 50.
Tanto Lana quanto Radiohead estão com passagens marcadas para o Brasil. A cantora será uma das atrações da edição 2018 do festival Lollapalooza Brasil e sobe ao palco no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. Já a banda britânica desembarca no Brasil para duas apresentações como atração principal do festival Soundhearts, no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 22, em São Paulo.
Confira as músicas: 


Comentar usando