Bom Dia!, Quarta-Feira - 19 de Setembro de 2018

 

Psicólogas abrem “Oficina de Autoestima” para crianças desenvolverem habilidades emocionais

Mariana Lima / 4:14 - 18/06/2018


Duas psicólogas em Maceió embarcaram no clima da Copa do Mundo e na tática de “a melhor defesa é o ataque”: para que as crianças possam desenvolver suas habilidades emocionais e interpessoais da melhor forma, por que não capacitá-las diretamente para isso? Foi assim que surgiu a ideia da “Oficina de Autoestima Infantil”, que irá acontecer em 7 de julho, para meninos e meninas de 8 a 10 anos de idade e segue recebendo inscrições.

WhatsApp Image 2018-05-30 at 16.06.26

Divulgação

Em um mundo de horários de trabalho ampliados pela internet e de pessoas soterradas por informações e comunicação constantes, os pais, professores e qualquer adulto que tenha que lidar com crianças – frise-se o “crianças”, ainda não chegamos ao “adolescente” – está, no mínimo, um pouco perdido em como conviver com os pequenos da melhor forma para promover seu desenvolvimento sadio. Afinal, além da presença física da família, a fiscalização da vida virtual passa a ser uma preocupação constante. Ao mero alcance do celular está o mal provocado por terceiros, mas também o mal que pode ser auto-infligido a partir de interpretações erradas da realidade.

“A criança vai se desenvolver a partir do contato com os pais e com o mundo, em uma troca de como a criança se vê e como ela vê o mundo. A oficina vem no sentido de que meninas e meninos possam se conhecer melhor, desenvolver a autoestima, autoconfiança e habilidades emocionais que serão importantes no seu convívio social”, explicou Débora Siqueira, psicóloga e uma das organizadoras do evento.

O grande cerne da oficina é dar ferramentas para que as crianças possam ser mais seguras de si e encarem o mundo de uma forma mais sadia, crescendo com confiança. “Através de atividades lúdicas e exercícios de relacionamento, vamos estimular que elas tenham uma outra postura em relação ao mundo, desenvolvendo habilidades e competências que levarão para toda vida”, completou Débora.

Neste cerne está a tão falada inteligência emocional, habilidade muito solicitada dos adultos em suas vidas hoje em dia, seja no campo profissional, seja no pessoal. Talvez por isso que a próxima edição da oficina esteja sendo pensada exatamente para os adultos.

“Tem muitos pais que não sabem como lidar com as crianças nesse mundo tão corrido, não sabem onde buscar ou como filtrar informações sobre como conviver com elas de forma a estimular seu potencial, diante do pouco tempo para passar com elas. Ainda há outros adultos que convivem com elas, como os tios, os avós, que também demonstram uma certa preocupação. Estamos avaliando a possibilidade de uma oficina para os adultos em breve, após o evento com as crianças”, arrematou Débora Siqueira.

A Oficina de Autoestima Infantil aceita inscrições até dia 01 de julho. Mais informações na Clínica de Psicologia Equilibrium ou pelos telefones 99975-9888 ou 99806-4810.


Comentar usando