Bom Dia!, Domingo - 18 de Novembro de 2018

 

Peças de artesãos alagoanos serão expostas na Design Weekend de São Paulo

Agência Alagoas / 12:00 - 08/08/2016


Entre quarta-feira (10) e domingo (14) a cidade de São Paulo será movimentada por intervenções artísticas em mais de 150 estabelecimentos, entre lojas, museus, shoppings e galerias de arte. A 5ª edição da Design Weekend terá 250 atrações durante a semana e Alagoas estará representada em diversas ações.

O grupo Design Armorial, dos artistas Rodrigo Almeida, Maria Amélia Vieira, Dalton Costa e Rodrigo Ambrósio, irá apresentar, na galeria Legado Arte, as peças criadas pelos designers em parceria com artesãos da Ilha do Ferro, em Alagoas. Apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o projeto Afluentes, segundo Rodrigo Ambrósio, é fruto da imersão dos artistas na comunidade ribeirinha que respira arte. Essa é a terceira participação de Ambrósio no evento, que foi considerado o Design Revelação em 2014.

53e9a56cbbd6ca596873b082afb6476d_L

Fotos: divulgação

“A Design Weekend converge várias tribos e pensamentos em torno do tema e é o principal evento da América Latina. Me cobro muito para apresentar o que temos de melhor, trazer as nossas raízes e tudo que possa contribuir para o design nacional”, disse Ambrósio.

Para Daniela Vasconcelos, Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, o projeto Afluentes traz um novo olhar para o artesanato, a partir do momento que o designer vivencia o cotidiano do artesão e se utiliza da técnica do próprio artesão para poder criar peças junto a ele.

53e9a56cbbd6ca596873b082afb6476d_L

“A participação de Alagoas de maneira tão expressiva na Design Weekend  é mais uma prova de que nosso Estado é extremamente competitivo quando se fala de produção artesanal. Peças de artesãos de Alagoas expostas numa semana de design tão  importante como essa projetam o artesão e o artesanato do Estado para o mundo”, afirmou Daniela Vasconcelos.

Este ano, Ambrósio participa de seis ações durante a Design Weekend. No Museu da Casa Brasileira, estará exposto o balanço Ajuá, parceria de Ambrósio com o mestre André da Marinheira, artesão que faz esculturas em madeira, de Boca da Mata. Na Galeria La Lampe, estará a luminária Milagres, produzida com as artesãs da Rota Ecológica dos Milagres.

O artesão Zé Crente, da Ilha do Ferro, que faz esculturas em madeira, será homenageado e também vai expor as suas peças na galeria Legado Arte.


Comentar usando