, Terça-Feira - 11 de Dezembro de 2018

 

OMS: filmes e séries com fumantes devem ter classificação para adultos

Da redação com Agência Brasil / 11:28 - 01/02/2016

Organização acredita que reduzir a exposição visual pode reduzir o início desse vício


A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique “para adultos” filmes e séries de televisão com cenas de fumantes.

Esta é a principal recomendação apresentada nesse domingo (31) pela organização sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar.

A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes pode retardar o início desse hábito, assim como as doenças a ele associadas.

De acordo com os centros de Prevenção e Controle de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas com fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.

Em 2014, nos Estados Unidos, 36% dos filmes classificados “para todos os públicos” tinham cenas com fumantes.

No Brasil

Segundo dados do Vigitel 2014, 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%) -. Os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos.


Comentar usando