Olhar impecável: Tudo sobre o design de sobrancelhas

Duda Rodrigues/Estagiária / 4:19 - 07/11/2017


Quando se fala de beleza, nosso rosto é o ponto principal, o crachá social a porta de apresentação sua para o mundo. Com tantos tratamentos e inovações no mundo da estética, encontramos no mercado muitas formas de valorizar, uma delas é o design de sobrancelhas. Conhecidas como a “moldura do rosto”, elas possuem um papel fundamental na harmonia e expressão facial.

Hoje a moda nos proporciona o design mais marcado e “quadrado”, mas a especialista de sobrancelhas Lene Santos, afirma que o ideal é sempre buscar a afinidade entre a estrutura do rosto e as sobrancelhas. Mas nem sempre foi assim, na moda as sobrancelhas passaram por diversas modificações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos anos 20 & 30 a pedida eram sobrancelhas arredondadas, finas e arqueadas. Demonstravam glamour e sensualidade. As vezes eram até depiladas para serem redesenhadas com lápis. Anos 40, ainda continuavam arqueadas e arredondadas, mas a mudança é notável na espessura. Inicialmente mais grossinhas e o final mais fino. Na década de 50, as sobrancelhas se mostram mais fortes, preenchidas e espessas. Com curvaturas bem definidas, o olhar ganhava um toque de soberania. Nos anos 60, as sobrancelhas voltaram a afinar, porém com um detalhe: deveriam sempre estar combinando com o tom do cabelo. A década de 70 o estilo mudou completamente. Seguindo o curso mais natural, as sobrancelhas eram raramente tingidas ou “desenhadas”. O estilo principal era deixar o mais original possível. Já pelos anos 80 larga-se por completo o estilo de sobrancelhas impecáveis e desenhadas. Praticamente inimigas da pinça, a ordem era: sobrancelhas grossas e mais naturais possíveis. Nos anos 90 voltam as sobrancelhas bem desenhadas e adotam um design mais fino. Valia a limpadinha no excesso para mantê-las com o traço impecável.

Em um bate-papo com a designer Lene Santos, e sanamos neste post qualquer dúvida ou medo que você tenha dessa técnica.

P: Quais os tipos de preenchimento que existem no mercado?

R: “São três tipos. Existe a Microprigmentação, este processo é realizado com agulha e um equipamento chamado dermógrafo, que vai depositando o pigmento dentro da pele. Como se fosse uma tatuagem, porém mais superficial. É um pouco doloroso. E seu retoque é feito a cada 8 meses ou um ano e meio. Temos a hena, um processo indolor, com várias tonalidades. Geralmente dura em torno de 7 dias, dependendo da pele de cada cliente. E a tintura, onde é feita a coloração especificamente para os fios, que dura de 20 até 25 dias, as vezes até 1 mês, dependendo da tonalidade.”

P: Quais os tipos de depilação que podem ser utilizados na área e qual o mais adequado?

R: “Há também três tipos. A pinça, que é o método mais tradicional, onde o pelo é extraído da raiz. A linha, é um procedimento um pouco mais doloroso e as vezes a linha corta o pelo ao invés de puxá-lo pela raiz. E a cera, que por mais que seja muito utilizada, deve-se ter cuidado. O a pele do rosto é uma área sensível, então há riscos de manchar a pele. Peles com tendência a flacidez podem ‘cair’ após muito tempo utilizando esse método. Com certeza a pinça a melhor forma de extrair.”

P:  Copiar um estilo de sobrancelha é o mais favorável?

R: “Não. Cada rosto possuem sua simetria singular, hoje trabalhos em cima do formato de cada rosto e o que é mais apropriado para ele.”

P: Qual a diferença entre o design e a limpeza?

R: “No design é feito uma medição do rosto do cliente com um paquímetro, só após é feito a retirada dos pelos. O profissional que faz a limpeza só tira o excesso de pelinhos por fora, não desenhando a sobrancelha. É importante ressaltar que mesmo o cliente optando fazer apenas a limpeza, procurar um profissional especializado no assunto.”

P: Existe uma forma para cada rosto?

R: “Sim, existem sobrancelhas finas, retas, grossas, arqueadas… O mais importante é esquecer o modismo e manter a sobrancelha o mais natural possível.”

A redação preparou um vídeo mostrando o passo a passo do processo de design de sobrancelhas. E aí, curtiu?


Comentar usando