O inverno chegou e ficou: Game of Thrones invade cafés em Alagoas

Mariana Lima / 3:34 - 07/08/2017


Você já viu jogo, luta e até final de novela em bares, certo? Porém, a sensação mundial desses dias é mesmo Game of Thrones, o seriado da HBO, e os fãs alagoanos mais afoitos estão desfrutando dos episódios em cafés. Sim, isso mesmo, cafés. Enquanto os bares locais não adotam o costume de Chicago, Dublin, Londres e outras cidades ao redor do mundo, fãs da série fizeram cafés em Arapiraca e Maceió aderirem a esta mania mundial que tem quebrado recordes de audiência a cada semana.

O quarto episódio de Game of Thrones, a metade desta sétima temporada, vazou antes da exibição oficial neste domingo (06) e o público deu uma diminuída no Phone Café, na Avenida Amélia Rosa, em Maceió, mas a empolgação era grande entre os presentes. É a primeira vez que os sócios Heraldo Albuquerque e Williams Souza fazem uma exibição do tipo – na verdade, a ideia nem foi deles.

Williams, Helena e Heraldo antes de mais um episódio (Foto: Mariana Lima)

Williams, Helena e Heraldo antes de mais um episódio (Foto: Mariana Lima)

“Uma das nossas clientes chegou com a sugestão, mostrou os prints [em redes sociais] de bares na Irlanda e outros países e vimos que podia dar certo. Vimos como uma oportunidade de divulgar a loja. Ela veio no primeiro dia com 8 pessoas, o público foi crescendo no segundo episódio e no terceiro eu tive que assistir em um banquinho ali do canto”, contou Heraldo.

A cliente em questão, a arquiteta Helena Barros, comemorou que a ideia tenha dado certo pela possibilidade da interação com outros fãs. “Eu vou em bar para ver jogo e UFC, que não entendo nada, então por que não para ver Game of Thrones? E não é só para não ver sozinha, é para discutir com o pessoal, pegar uns toques com quem entende e pode explicar alguma coisa que eu deixei passar, é bem animado”.

Oportunidade que a advogada Rosana Porangaba não deixou passar – “fiquei sabendo por uma amiga que tinha a exibição em Maceió e fui atrás” – e ainda levou três amigos no embalo. “Dá pra gente jantar e se divertir”, explica Daniel Sampaio, no que Adolfo Melo emendou, rindo: “É que a gente quer assistir o episódio antes de baixar amanhã e ver de novo”. Aline Coelho, que completa o grupo, ainda arrematou. “E é bom pra quem não tem HBO em casa, já ajuda nisso”. O grupo tem acompanhado os episódios no Phone Café desde o segundo episódio e pretende voltar nas próximas semanas.

Público aproveitando mais um episódio (Foto: Instagram Phone Café)

Público aproveitando mais um episódio (Foto: Instagram Phone Café)

A ideia deu tão certo – presença de público, divulgação do local e consumo a cada domingo, quando os fãs chegam uma hora antes do episódio para assegurar lugar – que os sócios já querem levar a ideia adiante. “Tem fãs de outras séries que já estão nos procurando para essa mesma exibição. Um grupo para Vikings já está certo”, comentou Heraldo, ele próprio um fã do seriado.

O inverno em Arapiraca

Se em Westeros, terra onde se passa a trama da Guerra dos Tronos, o inverno representa a guerra, o Bodega do Café precisou vencer o frio da estação na tentativa de criar um novo costume na noite dos arapiraquenses. O que começou tímido e ainda enfrentou um rasteira do sinal da HBO Go (assim como milhares de fãs enfurecidos ao redor do país, que não economizam críticas nas redes sociais ao streaming do canal), tem arrastado cada vez mais pessoas para o café no bairro Eldorado.

O Bodega entrou na onda da série mesmo antes da temporada começar. Os donos, Diogo e Marília Mota, são fãs confessos e tinham o costume de assistir aos episódios com amigos quando ainda moravam em Maceió. A ideia da transmissão uniu o agradável, como fãs, ao útil, que são as ações promocionais que promovem todo mês.

Café investiu em bebidas temáticas para impulsionar experiência (Foto: Instagram Bodega do Café)

Café investiu em bebidas temáticas para impulsionar experiência (Foto: Instagram Bodega do Café)

“Muita gente procurou no Instagram quando anunciamos que ia ter a exibição, perguntou como ia ser, se era pago. Colocamos para ver como ia ser a resposta e, se preciso, vamos ver a possibilidade de mudar [a exibição] para um espaço maior, porque o café aqui é pequeno, mas as pessoas querem vir”, explicou Marília.

Mesmo no espaço pequeno, o Bodega investiu pesado na experiência dos clientes e customizaram o café, adotando o tema “Game of Coffee”. O forro de todas as mesas, feito de papel, é um mapa de Westeros. Um adesivo com o Trono de Ferro ocupa a vitrine principal da loja e bebidas temáticas foram feitas para as três famílias que buscam o trono nesta temporada, os Stark, os Targaryen e os Lannisters. Estas duas últimas ainda levam vodca e vinho, que imitam aspectos dos personagens na série – o fogo dos dragões e a bebida favorita de Cersei Lannister.

A estratégia deu certo. Se na primeira exibição, apenas duas mesas esperaram a meia hora de atraso provocada pelo congestionamento do sinal da HBO Go, nos domingos seguintes, com ponto de TV a cabo devidamente instalado para evitar sustos, a ocupação nas mesas aumentou.

Em cima: 1ª exibição no Bodega do Café; embaixo: presença de público neste domingo (Fotos: cortesia)

Em cima: 1ª exibição no Bodega do Café; embaixo: presença de público neste domingo, com o Trono de Ferro ao fundo, na vitrine (Fotos: cortesia)

“Temos um cliente que está quase todo dia aqui no café, ele sempre sai para fumar e volta. Ele veio a todas as exibições, chega antes das 21h e não sai mais da mesa, só quando o episódio acaba”, completou Diogo “Stark”, casa que prefere na série.

Pelo visto, esse novo costume de inverno chegou para ficar.


Comentar usando