, Quarta-Feira - 19 de Setembro de 2018

 

Museu Théo Brandão expõe folia carnavalesca no Maceió Shopping

Assessoria / 10:05 - 11/09/2018

Peças do acervo da Sala do Carnaval Alagoano poderão ser vistas até o dia 20


image
A animação vai tomar conta do Maceió Shopping a partir desta segunda-feira (11), com a abertura da exposição Théo e mamãe na folia. São peças do acervo do Museu Théo Brandão (MTB) e de coleção particular. O público poderá ver a exposição na Praça Central do shopping até o dia 20 de setembro.

A mostra reúne elementos ligados à folia. Integrantes da Sala do Carnaval Alagoano, no Museu, Mamãe (do bloco Filhinhos da Mamãe) e Moreninha (de Quebrângulo), bonecas que medem três metros de altura, costumam aparecer no pré-carnaval maceioense. Desta vez, as bonecas gigantes poderão ser vistas também no shopping.

Com curadoria de Gil Lopes, José Carlos e Hildênia Oliveira, a exposição também terá um boi de carnaval, cinco estandartes de blocos antigos e atuais, máscaras de carnaval e totens, produzidos com a técnica pipetagem, além de uma peça, confeccionada pelo artista Gil Lopes, que faz homenagem a Setton Neto, saudoso rei momo  da capital alagoana.

Hildênia Oliveira, que também é museóloga no MTB, explica o critério da curadoria na escolha das peças para a exposição no shopping. “Na seleção das peças, pensamos na folia em diversas formas: folia carnavalesca, folia do brincar, folia da alegria. A seleção foi feita em uma das salas mais importantes do Museu, que é a Sala do Carnaval Alagoano. Pensamos em mostrar a alegria do Museu Théo Brandão, a folia desse acervo, juntamente com o acervo particular, que vai compor a exposição”, adiantou Hildênia.


Comentar usando