Bom Dia!, Sexta-Feira - 14 de Dezembro de 2018

 

Mirante do Jacintinho recebe programação cultural criada pela comunidade e Ronda no Bairro

Agência Alagoas / 8:38 - 16/01/2018


Crianças participam de Roda de Diálogo com atleta alagoano Ney LopesPara atrair a comunidade de volta aos espaços de convivência mútua existentes no perímetro de atuação do Ronda no Bairro no Jacintinho, a Equipe de Mobilização Social do programa planejou uma série de atividades a partir do diagnóstico sociocultural que vem sendo estruturado e das sugestões dos próprios moradores, comerciantes e frequentadores do bairro.

Nesta terça-feira (16), no Mirante Kátia Assunção, haverá recreação na praça, às 17h, com a Equipe de Mobilização do Ronda no Bairro.

Essa escuta é importante para que os eventos propostos estejam de acordo com a expectativa e a realidade do público, além de conseguir criar relações de respeito, as pessoas passam a se sentir parte de um projeto de construção coletiva, e esse é um dos objetivos almejados pela coordenação do Ronda. Conseguir criar vínculos entre a comunidade, os patrulheiros de proximidade e a equipe social é um grande passo para que relações pacíficas sejam consolidadas.

“Não é possível obrigar a comunidade a participar de algo que não a representa, isso deve ser precisa ser observado na construção de laços. É preciso que haja o cuidado no ouvir para que tudo o que seja proposto caiba dentro da realidade vivida por cada um desses indivíduos”, pontua Cleide Azevedo, assistente social da Equipe de Mobilização Social do Ronda.

Dessa forma, crianças, adolescentes e adultos contribuíram para montar uma programação que agrade a todos os públicos.

Confira a programação do Mirante Kátia Assunção para essa semana:

Terça (16) – Recreação na Praça, às 17h, com a Equipe de Mobilização do Ronda no Bairro.

Quarta (17) – Cinema com o ônibus na Praça, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), das 13h às 16h. E Ensaio do Afoxé Omorewá, às 17h.

Quinta (18) – Aula de capoeira, às 17h. E encontro de Hip Hop, às 19h.

Sexta (19) – Ginástica laboral, às 6h30, em parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev.

Na segunda-feira (15) houve Roda de Diálogo, às 17h30, com o atleta alagoano e ex-goleiro de futebol de salão Ney Lopes, considerado o melhor goleiro de futsal do Brasil no ano de 2011, pela liga nacional da categoria. Atualmente, é preparador de goleiros do time de futsal e faz parte da comissão técnica do Foz Cataratas. O atleta doou materiais esportivos para as crianças que participaram.

Integrante do movimento de Hip Hop, Ace, de 21 anos, esteve reunido com a equipe do programa para explicar um pouco da cultura desse nicho cultural e aprovou a iniciativa do Ronda de promover as famosas e disputadas “batalhas” entre os MC’s no Mirante. “Esse tipo de diálogo já deveria ser uma prática, é preciso saber que o movimento hip hop é uma alternativa para muitos jovens fugirem do mundo das drogas. Essa experiência está sendo muito válida para mim”, disse o jovem.

Interação

Na manhã do último domingo (14), o coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, coronel Maxwell Santos, e a equipe multidisciplinar do programa participaram da missa celebrada pelo padre Marcelo, da Igreja Nossa Senhora da Conceição e do culto da Assembleia de Deus, do pastor Agrimonon. A iniciativa faz parte do cronograma de visitas criado pela Equipe de Mobilização Social, composta por uma psicóloga, uma cientista social e uma assistente social. Além da comunidade religiosa, a comunidade escolar e unidades de saúde também estão sendo visitadas.

O Programa

O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Sessenta policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens feitas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque-Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.


Comentar usando