Boa Noite!, Terça-Feira - 21 de Agosto de 2018

 

Ministério do Esporte realiza atividades e visita à Casa Brasil para beneficiados do PELC e Vida Saudável

/ 12:31 - 29/08/2016


Texto: Brasil 2016

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Ministério do Esporte vai promover nos dias 29 e 30 de agosto, das 14h às 18h, uma programação de atividades físicas e recreativas voltadas a integrantes dos programas sociais Vida Saudável e PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) de núcleos do Rio de Janeiro.

Cerca de 100 pessoas ligadas ao PELC ou Vida Saudável (agentes sociais, coordenadores e público beneficiado) participarão da ação que conta com oficinas físicas, esportivas, recreativas e de lazer. O ponto de encontro para ambos os dias será na Casa Touring, às 14h. Após as atividades, os participantes convidados farão uma visita orientada pelos Armazéns 1 e 2 da Casa Brasil.

Programa de Esporte e Lazer da Cidade

Criado em 2003, o Programa Esporte e Lazer da Cidade é destinado para atender às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população. É através da implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer que as atividades são desenvolvidas e ocorrem por meio da celebração de convênios ou termos de cooperação entre o Ministério do Esporte, Municípios, Governos do Estado, Distrito Federal e Entidades Públicas Estaduais e Federais. Desde sua criação, o PELC vem ampliando, qualitativa e quantitativamente, suas ações. O crescente aumento de recursos e de pessoas beneficiadas aponta para a ampliação e a valorização das políticas públicas de esporte e lazer no nível local. Neste sentido, foi criada a Capacitação Gerencial que visa promover a formação e o desenvolvimento de quadros para atuação no campo do esporte e do lazer, alicerçada em valores de participação popular, a partir da implantação e do desenvolvimento do Programa Esporte e Lazer da Cidade.

Programa Vida Saudável

O Brasil vem sofrendo com as inúmeras transformações e consequências de um país em desenvolvimento. Com o avanço tecnológico, passou-se a viver mais, desafiando-nos a refletir e promover políticas públicas voltadas para qualidade de vida do cidadão idoso ― incluindo aqueles com deficiência – predominantemente a partir de 60 anos. Neste sentido e com o objetivo de desenvolver um a proposta de política pública e social, o Ministério do Esporte criou o Programa Vida Saudável que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social – SNELIS. Na busca por garantir o direito da pessoa idosa frente às políticas públicas de esporte e lazer, o Ministério do Esporte decide reconhecer o Programa Vida Saudável, que até 2013 era um dos núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, como um Programa Social. O Programa Vida Saudável, na sua essência, visa oportunizar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para o cidadão e cidadã idosos, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o lazer e o esporte recreativo sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.

Programação

29/08 – PELC

14h – Apresentação PELC
14h10min – Dinâmica de apresentação (15 min)
14h30 min. – Oficinas
* 14h30 min – Atividades Físicas
* 14h40 min – Recreativas
* 14h55 min Atividades Culturais
* 15h 15 min – Lanche
* 15h 30 min – Visita Orientada – Casa Brasil
* Encerramento – 18h

30/08 – VIDA SAUDÁVEL

14h Apresentação do Programa Vida Saudável
14h10min – Dinâmica de apresentação (15 min)
14h30 min. – Oficinas
* 14h30 min – Atividades Físicas
* 14h50 min – Recreativas
* 15h 15 min – Lanche
* 15h 30 min – Visita Orientada – Casa Brasil
* Encerramento – 18h

 

Oficinas dos Programas sociais do Ministério do Esporte, PELC e Vida Saudável
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: das 14h às 18h
Local: Casa Touring – Praça Mauá, centro, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações – Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte
Valéria Barbarotto (61) 99800 1508


Comentar usando