, Domingo - 27 de Maio de 2018

 

Maratoninha Kids: integrando crianças ao esporte e à vida em sociedade

Mariana Lima / 2:44 - 12/10/2016

3ª edição vai acontecer em 29 de outubro, para crianças de 2 a 12 anos, e já está com inscrições abertas


Do alto de seus 5 anos de idade recém completados, Mirella Morais já garantiu inscrição em sua próxima corrida. “Eu corro!”, defende, caso um incauto adulto duvide. As medalhas em casa atestam a participação em cinco corridas no último ano, quando começou a brincar no esporte, mais do que competir. Do que ela mais gosta? “Dos coleguinhas”. E faz outra atividade também? “Balé”. Mas você corre sozinha, tão pequena? “Meu pai corre”, resposta na ponta da língua.

Em sua primeira corrida, aos 3 anos e meio, a garota teve medo e correu de mãos dadas com o pai, daí lembrar do parceiro tão rápido. No dia 29 de outubro, Mirella vai competir em sua segunda Maratoninha Kids, corrida promovida pelo Grupo O DIA e o Maceió Shopping, para crianças de 2 a 12 anos, que encerra a festa do Mês das Crianças no centro comercial.

MIrella em ação na Maratoninha Kids de 2015 (Fotos: arquivo pessoal)

Mirella em ação na Maratoninha Kids de 2015 (Fotos: arquivo pessoal)

Marília Morais, mãe de Mirella, diz que toda família corre e que essa foi uma forma de integrar a menina à prática esportiva, uma apresentação ao esporte e para cativar desde cedo o gosto pela atividade física. Hoje, a pequena corredora compete sozinha, adora a folia e espera ansiosamente pela largada.

A pequena corredora já coleciona algumas medalhas (Foto: arquivo pessoal)

A pequena corredora já coleciona algumas medalhas (Foto: arquivo pessoal)

“Ela já entende que vai ter corrida e espera, fica ansiosa para ir, veste a roupa. Sabe que tem a competição, que tem que correr para chegar na frente, mas para ela é uma grande festa e é isso o que eu e o pai dela queremos, aproximá-la de experiências positivas para seu crescimento, cuidar da saúde, uma alimentação saudável. Mesmo que ela não corra quando crescer, mas que tenha a lembrança de ter participado, de estar em movimento. É isso o que buscamos quando a inscrevemos em corridas para crianças”, conta Marília, que é policial militar e corredora nas horas vagas.

A Maratoninha tem um lugar especial no coração de Mirella pelas brincadeiras e brinquedos no estacionamento do Maceió Shopping, mas não é só ela quem aproveita a tarde lúdica. “Os pais também se divertem, sentem orgulho, tiram fotos dos filhos, ficam felizes lá”, conta Marília, que também se divertiu com a Elsa e o Olaf de Frozen na Maratoninha de 2015.

Este foi o grande objetivo o jornal O Dia Alagoas com a criação da Maratoninha Kids, em 2014: um espaço lúdico para as crianças e suas famílias, onde elas pudessem participar de atividades esportivas e ao ar livre, que contribuíssem com seu crescimento e convívio com outras crianças.

Crianças correm de acordo com idade (Foto: Eduardo Leite)

Crianças correm de acordo com idade (Foto: Eduardo Leite)

“Por eu ter me tornado mãe, comecei a ver que não tinham muitos eventos esportivos voltados para as crianças. Tinha tanta corrida de rua em Maceió, mas nenhuma corrida infantil. Até mesmo o espaço para crianças em corridas de adultos veio depois da Maratoninha e isso nos alegra muito, porque são diferentes oportunidades para que elas se divirtam e tenham acesso à prática de esportes desde cedo, de forma lúdica”, conta Eliane Pereira, diretora comercial do Grupo O DIA, que contempla os jornais O DIA ALAGOAS e O DIA PALMEIRA e o site O DIA MAIS.

Vale lembrar que as crianças competem em categorias separadas por sexo e idade. Além da corrida em si, os menores podem participar de um circuito com cones.

Uma corrida para todos

A Maratoninha tem crescido a cada ano em estrutura, atrações e adesão das famílias. Algo que não mudou é sua convicção de estar aberta a todas crianças, com estrutura e equipe aptos a receber pequenos atletas com necessidades especiais. Uma descoberta que acalmou o engenheiro Sílvio Santana, pai dos trigêmeos André, Mateus e Tiago, de 10 anos, quando ele ligou para a redação do jornal O DIA, ainda em 2014, para saber se o caçula Tiago, que tem paralisia cerebral e dificuldades motoras, poderia participar da corrida.

“Eu corro e levo meus filhos para ver as corridas de rua. E eu queria inserir o Tiago nisso, porque ele tem que participar da vida das outras pessoas, independente da dificuldade dele. Então eu liguei para organização da Maratoninha para ver se ele poderia participar na cadeira de rodas e eu empurrasse, se tinha estrutura para atender o Tiago com o pai auxiliando. E vocês disseram que tinha sim, que eu podia ir, que o Tiago ia participar porque tinha estrutura para ele sim”, contou Sílvio.

Sílvio e Tiago preparando-se para a largada, em 2014 (Foto: Eduardo Leite)

Sílvio e Tiago preparando-se para a largada, em 2014 (Foto: Eduardo Leite)

A primeira Maratoninha foi também a primeira corrida da vida de Tiago. Ele foi empurrado pelo pai, que assume que o garoto estava um pouco assustado, mas se divertiu. Na edição de 2015, Tiago foi com os irmãos e fez a festa, novamente empurrado pelo pai – e pela torcida, que o aplaudiu a cada ano.

Tiago acena para a torcida em 2015 (Foto: Eduardo Leite)

Tiago acena para a torcida em 2015 (Foto: Eduardo Leite)

“Meu filho tem todo o direito de estar em comunidade, de brincar como as outras crianças, ter o espaço que tem toda criança. De ir à escola, ao médico, ao shopping, ao cinema. Inclusão é isso, é não encarar quem tem deficiência como uma redoma de vidro, é tratá-lo igual na forma que sua desigualdade exige. Você não toma cuidado ao lidar com um idoso, na locomoção e ao entregar objetos? Com o Tiago é a mesma coisa”, defendeu Sílvio Santana.

E o garoto também se defende sozinho. “Tem gente que acha que o Tiago tem problema mental, ele não tem nada disso, ele só tem as dificuldades motoras, a cabeça dele não tem nada”, completa o pai. O garoto é sincero sobre o que consegue ou não fazer, falando quando precisa de ajuda. E não tente tomar a vez dele em uma fila, que o Tiago reclama com razão.

Para a Maratoninha, Tiago, André e Mateus esperam mais uma vez fazer a festa, comer algodão doce, se divertir nos brinquedos. “A corrida de rua é uma forma de a família estar unida, de todos estarem em festa. É onde atingimos o objetivo de ver que todo mundo está ali, que é tudo igual”, finalizou o pai dos meninos.

Onde inscrever seu atleta:

A Maratoninha Kids é uma iniciativa do Grupo O DIA, com patrocínio do Maceió Shopping e SESI. São parceiros Contime Assessoria Esportiva, Abracadabra Salão de Festas, Super Pizza, Aquarius Festas e Eventos, É Pike! Decorações, Brinquedos Infláveis e Dulce Lis.

Visão geral da estrutura (Foto: Eduardo Leite)

Visão geral da estrutura (Foto: Eduardo Leite)

A inscrição dá direito à participação no evento com todas suas atrações: sorteio de brindes, brinquedos e brincadeiras na concentração, além do kit do atleta (camisa e squeeze) e medalha de participação. Entre as inovações para esta 3ª edição, está o sorteio de uma festa completa no salão Abracadabra entre os inscritos.

Crianças de 2 a 12 anos competem de acordo com sua idade (Foto: Eduardo Leite)

Crianças menores podem contar com o auxílio dos pais ou responsáveis (Foto: Eduardo Leite)

Serão disponibilizadas 300 vagas, com inscrições até 28 de outubro ou preenchimento de todas as vagas. Pais ou responsáveis devem efetuar as inscrições nos seguintes locais:

Festa para toda a família (Foto: Eduardo Leite)

Festa para toda a família (Foto: Eduardo Leite)

– stand da Maratoninha no térreo do Maceió Shopping

– sede do Grupo O DIA: Rua Pedro Oliveira Rocha, 424B, Farol (entrando na Rua da Rádio CBN, na Rua Belo Horizonte)

– site da Contime Assessoria Esportiva: contimeassessoria.com.br/

Valor da inscrição: R$ 35,00


Comentar usando