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Lançamento do Inova Moda tem homenagens e principais tendências para Inverno 2018

Agência Sebrae de Notícias / 6:00 - 12/06/2017

Caderno é guia para empreendedores da moda construírem suas coleções seguindo as grandes marcas e movimentos internacionais


A cada estação, novas tendências e abordagens. Porém, quem trabalha com moda deve estar sempre pensando à frente. Para dar subsídios aos empresários, estilistas, costureiras e marcas alagoanas, o Sebrae em Alagoas e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cetiqt) trouxeram a Maceió a apresentação do Caderno Inova Moda – Inverno 2018. A apresentação do conceito ‘Utopias’ foi só uma parte da noite, que contou com homenagens a jornalistas e parceiros do projeto.

Este é o 7º ciclo do caderno de inspirações, que já contou com quase mil pessoas no estado contempladas nas atividades de lançamento e Oficinas Tecnológicas que o seguem. O intuito é facilitar o acesso a informação atual, qualificada e a tempo do planejamento das coleções pelos empreendimentos de vestuário e acessórios de Alagoas e todo o país – o movimento de Sebrae e Senai Cetiqt é nacional – para que as pequenas empresas e indústrias de confecções possam atuar de forma competitiva no mercado.

Com esse objetivo, Angélica Coelho, designer do Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, apresentou a proposta de ‘Utopias’, onde o movimento internacional pós crise econômica na Europa e Estados Unidos fazem os pequenos negócios e marcas aparecerem com força, unindo-se para ter um espaço colaborativo maior e focado na experiência e no engajamento de seus clientes com a marca.

“Estamos falando de utopia em um momento que está todo mundo meio descrente. Essa crise fomentou os pequenos a sair do lugar, pessoas que começam com pouco, mas muita vontade de crescer. E isso é utopia: a caminhada, a busca por um sonho. A força do pequeno negócio está muito forte lá fora. A Louis Vuitton, por exemplo, está fazendo uma coleção colaborativa com a Supreme, empresa que ela processou em 2000 por apropriação da logo da marca, só que agora os grandes precisam ressignificar sua marca e tentam fazer uma apropriação desse espírito de experiência que os pequenos têm”, apresentou Angélica.

Neste contexto, as tendências do Inova Moda para o Inverno 2018 foram divididas em três partes: Coexistência, Versão Beta e A la Carte. A primeira, de acordo com a designer, fala de como as coisas estão funcionando na moda mundial, com culturas se misturando graças à presença de imigrantes e refugiados, o artesão e a colaboração com a moda, criando algo novo, híbrido.

Versão Beta é, assim como no mundo digital, os protótipos e testes daquilo que não é perfeito, mas vai se ajustando com o uso e o contato com pessoas. É a busca pelo bem-estar total, quando o empreendedor começa a pensar sua peça visualizando o processo produtivo como um todo, buscando o bem maior.

Por fim, A la Carte é a emoção, como engajar o público alvo e fazer com que ele vista a sua camisa, defenda sua marca no melhor estilo ‘unidos somos mais fortes’. “As grandes marcas estão se juntando aos pequenos produtores, mais inseridos com o público mais jovem e de perfil de consumo diferente, para poder atingir justamente esse público que não se liga mais tanto no consumismo”, arrematou Angélica.

O processo de apresentação das tendências de ‘Utopias’ será completado pelas Oficinas Tecnológicas, que repassam e aprimoram técnicas de trabalho dos empreendedores interessados. Elas serão realizadas de terça (30) a sexta-feira (02), no próprio Sebrae em Alagoas, ministradas por Angélica Coelho (módulos Criativação e Desenvolvimento de Produto) e Kelly Acioli, do Senai Alagoas, que vai ministrar Modelagem e Ficha Técnica. Cada módulo tem duração de oito horas e é certificado pelo Senai.


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