Boa Tarde!, Sábado - 20 de Outubro de 2018

 

Historiador inglês lança biografia de Delmiro Gouveia

A notícia / 1:46 - 17/09/2018


O historiador inglês William Edmundson lançou a biografia de Delmiro Gouveia pela Editora Ideia, em João Pessoa. A trajetória do ilustre homem, que hoje nomeia um dos municípios Alagoanos, é fruto de um ano intenso de leituras, investigações, pesquisas em acervos digitais no Brasil e na Grã-Bretanha.

delmiro

William fez visitou Paulo Afonso ainda este ano, onde conheceu a casa de turbinas da Usina Angiquinho, e foi a Delmiro Gouveia-AL para conhecer a Estação Ferroviária da Pedra, a famosa Fábrica da Pedra, e vestígios da Vila dos Operários.

Nessa nova biografia de Delmiro Gouveia, “Um verdadeiro pioneiro”, o autor explica que ele recebia no Recife, a nata da sociedade no seu palacete ‘Vila Anunciada; comprou a moderna Usina Beltrão; e construiu o Mercado do Derby, considerado o primeiro ‘shopping center’ do Brasil. No entanto, ele perdeu tudo.

No livro William conta ainda que, que Delmiro raptou uma jovem de 16 anos e fugiu para Alagoas onde inaugurou a primeira usina hidrelétrica nas cachoeiras de Paulo Afonso, e montou uma fábrica de linhas de coser com uma vila modelo para seus operários. Era visionário, inclusive construindo mais de 500 quilômetros de rodovias no sertão. Tudo foi truncado quando foi assassinado aos 54 anos, um crime nunca inteiramente esclarecido.

O livro já está disponível para venda e custa R$ 50 reais, mas o lançamento está marcado para o dia 10 de outubro, na Fundação Joaquim Nabuco no Recife, Edifício Ulysses Pernambucano.


Comentar usando