Bom Dia!, Sexta-Feira - 22 de Junho de 2018

 

Fapeal conclui ações do Bicentenário Alagoano com a publicação de pesquisas

Assessoria / 11:05 - 19/12/2017

Cinco obras serão lançadas em evento nesta quinta, 21, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro


Divulgação

Divulgação

Alagoas trilhou 2017 promovendo ações de resgate cultural alusivas aos seus 200 anos de emancipação política. Participando deste calendário festivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) deu o tom científico às comemorações, com a publicação de pesquisas em forma de livros, editais e o financiamento de eventos relevantes.

Ao todo, 20 obras foram criteriosamente selecionadas para publicação. Destas, cinco serão lançadas e disponibilizadas à venda no próximo dia 21 de dezembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 9h. A ocasião reunirá membros do Governo de Alagoas e das editoras públicas do Estado, os pesquisadores autores, a comunidade acadêmica e todo o público interessado.

A “Coleção Alagoas Bicentenário” é uma iniciativa conjunta da Fapeal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos. O projeto é mais uma ação da Fundação em 2017 pautada pelos 200 anos da história alagoana, que também foram resgatados no calendário temático.

A ocasião vem cumprir uma prerrogativa de arrematar o contexto festivo, trazendo o universo da CT&I para a construção de uma memória histórica e documentada, além de publicizar a atividade de pesquisa que é fruto de teses, dissertações, tendo sido algumas fomentadas pela instituição ao longo de 27 anos.

Os cinco primeiros livros que compõem a “Coleção Alagoas Bicentenário” abordam questões diversas, como o trabalho e a vida na Zona da Mata Canavieira, o comércio interprovincial de escravos, os desafios para uma nova emancipação alagoana, a mulher, família e sociedade de Arapiraca no século XXI, e a urbanidade e memória dos moradores da Ponta Grossa.

O lançamento fecha o ciclo aberto em 2017, além de corroborar com o compromisso de tornar público o conhecimento produzido pela pesquisa local.

Charles Santos – A Construção do Meia Sola Trabalho, Pobreza e o Programa Bolsa Família na Zona da Mata Canavieira de Alagoas

Luana Teixeira – Comércio Interprovincial de Escravos em Alagoas no Segundo Reinado

Vinícius Nobre Lages – Para Além do Jogo de Espelhos: Desafios para uma Nova Emancipação de Alagoas.

Jean Baptiste Nardi – (In) Confidências Alagoanas. Mulher, Família e Sociedade na Alvorada do Século XXI em Arapiraca.

Jose de Oliveira Junior – “É Subúrbio Isto Aqui” Urbanidade e Memória dos Moradores do Bairro de Ponta Grossa – Maceió – Alagoas

Serviço

Lançamento dos livros Da Coleção Alagoas Bicentenário

Data: 21 de Dezembro

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Horário: 09h

Informações: Ascom Fapeal – 3315-2256


Comentar usando