Boa Noite!, Segunda-Feira - 20 de Agosto de 2018

 

Exposição “Memórias – Narrativas em preto e branco”

Assessoria / 12:36 - 20/11/2017

O SESC Alagoas, apresenta a exposição “Memórias – Narrativas em preto e branco” do antropólogo e artista visual Siloé Amorim


A exposição se compõem de 30 fotografias extraídas do vasto acervo particular, selecionadas pelos curadores Alice Barros e Robertson Dorta. Esta é um fragmento simbólico significativo sobre ‘resistência’ e ‘ressurgência’ indígena, e sua itinerância visa contribuir para a reflexão e preservação da memória imagética da cultura e da identidade étnica dos povos indígenas.

A pesquisa e registros se estenderam durante uma década de imersão, entre povos indígenas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. As fotografias em preto e branco foram feitas com câmera analógica, reveladas com nitrato de prata sobre gelatina, impressas em papel fotográfico ILFORD de fibra.

Siloé Amorim, natural de Palmeira dos Índios, Alagoas, é docente no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História/ENAH (1996), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, imagem, comunicação e identidade, antropologia indígena e antropologia social.

Teremos a participação do Grupo Indígena Kariri Xocó, que fará apresentação na Galeria.

 Serviço

Exposição “Memórias – Narrativas em preto e branco” – Siloé Amorim

Local: Galeria de Artes Sesc Arapiraca

Informações e agendamentos: 3482-2402/ 3482-2400

Abertura: 21/11 às 19h30

Período de Visitação: 22 de novembro a 21 de dezembro

Classificação: Livre


Comentar usando