Estudantes de Paripueira participarão do Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato

Agência Alagoas / 11:15 - 09/05/2017

Projeto de extensão da Ufal encenado por alunos da Escola Estadual Julieta Ramos Pereira, espetáculo “Édipo Rei” será apresentado em 19 de julho


O espetáculo Édipo Rei, encenado por alunos da Escola Estadual Julieta Ramos Pereira, de Paripueira, foi selecionado para a 18ª edição do Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a unidade de ensino, a peça será encenada no dia 19 de julho.

[Foto: Valdir Rocha/Ag. Alagoas]

[Foto: Valdir Rocha/Ag. Alagoas]

Com 19 pessoas no elenco, o espetáculo nasceu a partir de um projeto de extensão da Ufal, o Tragédias em Cena, que propõe um estudo e releitura de clássicos do teatro grego – Édipo Rei, Antígona, Medeia, dentre outros. O projeto chegou à escola por meio de dois ex-alunos da instituição: o ator Cleyton Alves e o músico Rafael d’Almeida, responsáveis, respectivamente, pela direção-geral e musical do espetáculo.

O espetáculo também está com uma apresentação agendada no Espaço Cultural da Ufal (na Praça Sinimbu) no dia 27 de maio. O diretor da escola, Edvaldo Brandão, comemora a seleção da peça para o projeto.

“Concorremos com grupos teatrais experientes e fomos selecionados. Participar de um projeto como este, no grande palco do teatro alagoano, é uma experiência única para nossos alunos e mostra a força do teatro da escola pública”, destaca o gestor.

A história

Uma das mais tradicionais peças do teatro grego, Édipo Rei conta a história da tragédia que se abate sobre a família de Édipo, destinado a matar o pai Laio e casar com a mãe Jocasta. Criado por pais adotivos, o jovem Édipo mal sabia que estaria fadado a cumprir este trágico destino após livrar Tebas da Esfinge, monstro alado que devorava todos aqueles que não soubessem responder aos seus enigmas.


Comentar usando