Escolher uma profissão é algo que acontece na escola

Erika Messias - estagiária / 1:54 - 14/11/2017

Monteiro Lobato promove “Conversando Sobre Carreiras” para ajudar nesta escolha


Com uma mesa redonda sobre profissões e cursos, a escola Monteiro Lobado organizou, na manhã desta terça-feira (14), o evento “Conversando Sobre Carreiras”.  As palestras envolveram os alunos dos ensinos fundamental e médio, no mundo das profissões e debateram um pouco sobre a principal questão que aflige os jovens: “Qual carreira devo seguir?”.

IMG_9976

Alunos durante a palestra de Gestão e Negócios ( Foto: Cacá Santiago)

As palestras foram divididas entre áreas de graduação. Durante a manhã, a conversa ficou nas áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação (TI), e de Gestão em Negócios. Um profissional de cada área contou um pouco sobre suas experiências e aprendizados envolvendo suas escolhas logo após sair da faculdade.

Em meio à palestra, o quesito mais pautado foi: “como se deve escolher uma profissão”. E, para o diretor Comercial da Solar Park, Daniel Lima, escolher uma profissão é algo que já faz parte da escola, onde o aluno vai se identificar com disciplinas com a qual estuda.

“A gente abordou as características da profissão que eles irão escolher a partir das matérias que mais gostam, e é esse segmento que vai definir se eles irão seguir para Humanas ou Exatas”, explica.

IMG_9982

Palestrantes durante o evento (Fotos: Cacá Santiago)

A palestra em Gestão e Negócios levantou uma grande questão: escolher uma profissão é algo impessoal, mas que tem a ver com seguir algo com prazer e ter certeza de que a escolha foi feita por gostar da atividade e não pelo dinheiro que se pode faturar.

 “A gente vê muito pessoas que escolhem suas profissões de acordo com o quanto podem ganhar em dinheiro e não é isso. As pessoas devem correr atrás dos seus objetivos. Que façam com determinação o que buscam e com certeza o reconhecimento virá através do dinheiro”, conta Alberto Antunes, graduado em Administração.

Para a diretora da escola, Lourdes Tenório, eventos desse tipo ajudam os alunos neste momento crucial em suas vidas. “O propósito é exatamente dar suporte no momento da escolha profissional e dar seguimento para aqueles que já escolheram. Com as palestras, eles terão elementos e experiências envolvendo o estudo do fundamental maior, a formação acadêmica na universidade e a carreira profissional”, afirmou.

IMG_0017

Lourdes Tenório direto da escola ( Foto: Cacá Santiago)

Para o aluno do Ensino Médio, Arthur Duarte, de 16 anos, participar das palestras foi interessante e além de tirar suas dúvidas com relação às escolhas, o estudante descobriu que entender outras áreas de trabalho éi gratificante. “Eu abri minha mente. Conhecer áreas que não me identificava muito foi espetacular. E mesmo que eu não tenha ideia do que queira fazer, acho que ter conhecimento de mundo e saber o que envolve as profissões é essencial”, conta.

As palestras se encerram ás 18h15 e, durante todo o circuito das mesas, haverá discussões sobre as áreas de Humanas, Exatas e Saúde. Ao final de cada mesa, os alunos podem tirar suas dúvidas e ter orientações sobre as profissões que pretendem escolher ou já escolheram.


Comentar usando