Boa Tarde!, Sábado - 23 de Junho de 2018

 

Eleições 2018: desistências provocam crise no PRTB de Alagoas

Blog do Gonçalves / 11:56 - 09/06/2018

A pretensão de eleger seis estaduais e um federal ficou no sonho, não há mais garantia


De acordo com o blog do jornalista Wadson Regis, o presidente estadual do PRTB, advogado Adeilson Bezerra e Marco Toledo dominaram, por algumas eleições, a receita de eleger deputados com poucos votos.?Acostumados a cumprir a meta de eleger o prometido à Assembleia Legislativa, os líderes do PRTB e do então PTdoB (Avante) armaram a barraca e foram catalogando e inflacionando nomes para fazer três, depois quatro, ampliando para cinco, até que pararam em seis vagas para a Casa de Tavares Bastos.

Desistências 02

A promessa de êxito foi tão convincente que houve até lista de espera para garantir legenda. Mas algo mudou no cenário politico. O primeiro sinal de que o final não seria como antes, aconteceu com a mudança de comando do Avante, agora presidida pelo deputado Federal Givaldo Carimbão. O Avante, portanto, fica fora da coligação. A pretensão de Adeilson Bezerra, em eleger seis estaduais e um federal ficou no sonho, não há garantia mais de eleger federal.

Desistência 03

Analistas políticos confirmam que no máximo elegerá quatro o PRTB, e não será possível com a média de 12 mil prometidos no ano passado. Uma coligação liderada pelo PRTB pode até fazer os seis, somente se tiver com o Incremento de novas alianças com o PTB do deputado estadual Antônio Albuquerque e o PPS de Marcos Barbosa, como se especula no palácio República dos Palmares.

Desistência 04

Neste caso, quem tiver 30 mil votos (mais que o dobro da proposta inicial) correrá sério risco de ficar de fora principalmente depois da entrada de última hora do deputado estadual Jairzinho Lira, da mãe do prefeito de Pilar, Fatima Canuto e da ex-deputada Flávia Cavalcante, filha do suplente de deputado estadual Cícero Cavalcante e esposa do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió Kelmani Vieira, estes três Fortíssimos candidatos a Casa de Tavares Bastos.

Vejam a lista de pré-Candidatos do PRTB a ALE

Izabelle Lins (esposa de Toninho Lins) : desistiu Cidoca (vereador por Penedo) saiu Breno Albuquerque (Arapiraca) : continua James Ribeiro (ex-prefeito de Palmeira dos Índios) : está analisando e pode sair para federal. Alves Correia (radialista e ex-deputado estadual): ainda não confirmou, Ferreira Hora (empresário em Maceió): continua, Bruno Loureiro (ex-prefeito de Japaratinga): desistiu

Veja lista 02

Jota Cavalcante (ex-deputado estadual) continua. André Monteiro

Oziel Barros (ex-prefeito de Pilar) – não confirmaram. Davi Maia (Slum) : continua, Zé de Dorinha (ex-prefeito de Água Branca) – não confirmou Jorge da Sorte – não confirmou Marçal Fortes (ex-deputado estadual) – não confirmou Marcos Ferreira (ex-deputado estadual) – não confirmou Luís Pedro (Filho de Celso Luiz) – desistiu Jeferson Morais: Não confirmou George clemente: Não confirmou. Fernando Lira Collor, não Confirmou Nery Almeida: Não confirmou Jorge da Sorte: não confirmou Fátima Santiago: não confirmou

A disputa de vice de Renan Filho

O governador Renan Filho que tem na mente o nome do seu ex-secretário e pessoa de grande confiança Fábio Farias para o cargo de vice-governador. O nome tem o aval inclusive do seu pai, o senador Renan Calheiros. No entanto, enfrenta uma disputa interna e silenciosa entre os seus aliados. Na disputa estariam além de Farias, Maurício Quintella que sente dificuldades para enfrentar uma campanha majoritária para o Senado e até mesmo Marx Beltrão, que gostaria que fosse o escolhido para o cargo.

A disputa de vice 02

A verdade é que a disputa pelo Senado é difícil e muito disputada com a entrada de Rodrigo Cunha (PSDB). Considerando que estão na área Renan Calheiros, Benedito de Lira e Rodrigo Cunha. A situação se agrava mais ainda por que tanto Maurício como Marx já transferiram suas bases eleitorais para outros candidatos.

A disputa de vice 03

Esta situação está sendo analisada com muito cuidado pelo Palácio dos Martírios e o desfecho somente deve acontecer no final do mês de maio. No momento. são favoritos para conquistar as duas vagas, Rodrigo Cunha, que conta com o apoio do ex-governador Teotônio Vilela Filho que pede votos para Cunha como se fosse para ele, Renan Calheiros, Benedito de Lira e Marx Beltrão.

Após rompimento Teófilo tenta arrumar a Casa

Após o rompimento com o grupo do deputado estadual Severino Pessoa (PRB) e naturalmente, com a vice-prefeita Fabiana Pessoa o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) convocou a imprensa arapiraquense para anunciar os novos nomes dentro de sua gestão. Com histórico de constantes substituições de secretários em pouco mais de uma ano e meio, Teófilo achou por bem remodelar toda sua equipe. Para isso, o prefeito sanciona a nova Lei de Reestruturação Administrativa, aprovada na Câmara onde conta com o apoio de 12 dos 17 vereadores.

Após rompimento 02

Mesmo com todas as mudanças na gestão do prefeito Rogério Teófilo que está com 73% de reprovação, segundo pesquisa realizada pelo Ibrape, recentemente, dois secretários continuam “imexíveis” e superpoderosos – Adoniran Lúcio de Souza Guerra coordenador geral de licitação e Antônio Lenine Pereira Filho além do deputado federal Arthur Lira (PP).

As gargalhadas de Teófilo

O radialista Fernando Valões, após um “chá de cadeira” na antessala do gabinete do prefeito Rogério Teófilo na tarde da última quarta-feira (06) foi avisado por um dos assessores do gestor que o mesmo não se encontrava em seu gabinete. Experiente e escolado na escola da vida o radialista respondeu – Sei perfeitamente que estou com a visão deficiente, no entanto, a audição está perfeita e estou ouvindo com clareza, como todo mundo no Centro Administrativo as gargalhadas do prefeito. O assessor ficou todo sem jeito, “mentira tem pernas curtas” como diz o adágio popular.


Comentar usando