Boa Noite!, Domingo - 22 de Julho de 2018

 

Edital do BNDES vai destinar R$ 15 milhões para filmes nacionais

Notícias ao Minuto / 11:12 - 07/07/2018

Concurso vai promover inclusão de minorias por questão de raça, sexo e gênero


Serão escolhidos filmes de sete categorias feitos por produtoras nacionais independentes ( Renato Araujo/Agência Brasil)

Serão escolhidos filmes de sete categorias feitos por produtoras nacionais independentes ( Renato Araujo/Agência Brasil)

Aberto na última quarta-feira (4), o Concurso para Seleção de Projetos Cinematográficos 2018 vai garantir até R$ 15 milhões para 22 propostas. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 Serão escolhidos filmes de sete categorias feitos por produtoras nacionais independentes: ficção comercial; ficção para mercado internacional; longa-metragem em coprodução internacional com país da América Latina; animação curta-metragem; animação longa-metragem; documentário e longas em fase final de produção. As informações são do Portal Brasil.

Dos cinco escolhidos na categoria de longa-metragem de ficção voltado para o reconhecimento internacional, ao menos um deverá ser dirigido por mulher cisgênero, mulher transgênero/travesti, pessoa negra (preta ou parda) ou indígena.

A cota de inclusão foi criada para mudar o quadro apontado em pesquisa da Agência Nacional de Cinema (Ancine), segundo a qual 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos.


Comentar usando