Duo Blues inaugura a programação ao vivo do restaurante Tasca Portuguesa

Assessoria / 2:53 - 09/11/2017

A dupla formada por Daniel Gontijo e Fred Hollanda abre a série de shows na véspera do feriado do dia 15; Pedro Salvador e Edi Ribeiro tocarão na sexta (17) e no sábado (18), respectivamente


O restaurante Tasca Portuguesa em Maceió abre espaço para a música alagoana a partir da próxima semana. Agora toda sexta-feira e sábado, a casa promove shows ao vivo, em formato acústico ou compacto, com músicos e cantores que darão ênfase a um repertório autoral, celebrando a música que é feita neste nosso Estado culturalmente tão rico e produtivo.  Com produção do cantor e poeta Sebage e do chef e restaurateur Luís Teixeira, a série “Tasca ao Vivo” começa já na terça-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República, a partir das 20h, com o Duo Blues formado pelo cantor, compositor e guitarrista Daniel Gontijo e pelo cantor, compositor, gaitista e saxofonista Fred Hollanda – ambos integrantes da banda decana Barba de Gato.

Foto: Maina Vasconcelos

Foto: Maina Vasconcelos

“Vamos fazer um apanhado do que a gente toca na banda, só que num formato acústico”, explica Fred Hollanda, que lançou com a Barba de Gato, em novembro do ano passado, o álbum de estreia “Envelhecido em Barril de Carvalho”. “Faremos os clássicos do blues, Eric Clapton, B.B. King e por aí vai. É uma mescla de nossas músicas com aquelas que já estão incorporadas à banda – músicas que já fazem parte da nossa história, tanto as nossas quanto os clássicos que a gente faz releitura.”

O chefe de cozinha e proprietário do restaurante Luís Teixeira afirma que a ideia é trazer para dentro do restaurante “o melhor da música alagoana”. “Alagoas é um celeiro de cultura e temos aqui músicos maravilhosos. Fiz uma reforma na casa para receber esses artistas num espaço adequado, com um equipamento de som que valorize o trabalho deles, oferecendo ao nosso cliente noites agradáveis e animadas, com muita qualidade musical.”

Sebage corrobora. “Estamos fazendo convidando a galera que faz a diferença na música alagoana. Muitas surpresas e muita coisa boa estão por vir. É só aguardar.”

A segunda atração da semana é o show “Blues Tropical”, com Pedro Salvador. Ele é cantor, compositor, guitarrista e mentor da banda Necro, atuando, também, em outras formações musicais, como Messias Elétrico e Jude. Recentemente integrou a banda que acompanhou o cantor e compositor Diogo Oliveira, terceiro colocado do festival “Em Cantos de Alagoas”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A carreira solo de Salvador inclui já três EPs e, em maio deste ano, o músico lançou, pelo selo local Crooked Tree Records, o versátil e instigante álbum “Pedro Salvador”. “Vou apresentar, em formato acústico, canções de minha autoria, clássicos esquecidos, temas improvisados e muito blues com cheiro de sal e mato”, indica.

Fechando a semana, no sábado (18), o cantor, compositor e guitarrista Edi Ribeiro, fundador do grupo Cumbuca no início dos anos 2000 e atualmente em franca carreira solo.

“Trarei, como já de costume, um formato power trio composto por percuteria, contrabaixo e guitarra”, anuncia o músico, que lançou em setembro o primeiro álbum dessa nova fase, intitulado “Eu no Baião de Dois”.

“O show”, continua Ribeiro, “terá uma pegada mais regional, com músicas desse meu primeiro disco. Também não poderão faltar do nosso cancioneiro regional alagoano nomes como Mestra Virgínia de Moraes, Tororó do Rojão, Jacinto Silva e Clemilda.”

Canções de “outros grandes nomes” da música alagoana contemporânea, de acordo com Edi Ribeiro, também estão no roteiro, destacando João Albrecht, Wilson Miranda, Carlos Moura, Djavan, Sebage, Eliezer Setton, Basílio Seh, Hermeto Pascoal e Altair Pereira. “Será uma noite recheada de alagoanidade”, promete esse herói da guitarra sanfonada.

TASCA AO VIVO – Programação musical com as seguintes atrações: Duo Blues (Daniel Gontijo e Fred Hollanda, da banda Barba de Gato), terça-feira (14); Pedro Salvador, sexta-feira (17), e Edi Ribeiro, sábado (18). Horário: 20h. Couvert: R$ 7,50.

RESTAURANTE TASCA PORTUGUESA – Avenida Brasil, 950, Santo Eduardo.  (82) 3027 0492. Aceitam-se todos os cartões.


Comentar usando