Boa Noite!, Quinta-Feira - 21 de Março de 2019

 

Divulgando oportunidades internacionais para professores de escolas públicas

Alyshia Gomes / 8:19 - 22/02/2019


Sei que as secretarias de educação têm seus meios de comunicação e que os editais que trago, hoje, já devem ter sido divulgados. Mas sei, também, como a vida de um professor é corrida. Só quem viveu, ou vive esta realidade, sabe sobre o que estou falando. Quantas oportunidades eu já perdi por ter inúmeras horas de aula e não sobrar nenhum tempo para fazer algo para mim!

Lembrando dessa difícil fase da vida, e consciente de que muitos profissionais excelentes estão perdendo oportunidades de crescimento profissional por falta de informação, decidi divulgar  3 editais para capacitação em educação básica na Irlanda, Canadá e Estados Unidos.

Segundo o site da CAPES, o “primeiro edital é voltado aos professores de língua inglesa. Nele é oferecido um curso intensivo de 06 (seis) semanas em universidade nos Estados Unidos. As vagas são para professores que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.

Em parceria com o Mary Immaculate College, o segundo documento [edital] propõe o desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda. O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de 12 (doze) meses.

O último, e não menos importante, é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). Dividido em duas partes – a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno –, a capacitação possui duração de 8 (oito) meses e tem como centro os professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital.”

Quem não tem um professor do ensino básico  na família em no seu rol de amizade? Então peço um favor: informe-os! Faça com que estas informações cheguem aos seus familiares e amigos professores. Eles poderão até responder que não estão preparados ou que não têm condições de participar, mas estou certa que a sementinha plantada os fará começar a preparação para as próximas edições dos programas.


Comentar usando