Boa Tarde!, Quarta-Feira - 15 de Agosto de 2018

 

Conheça um Evento Acadêmico de Peso para Brasileiros nos EUA: BRASCON

Alyshia Gomes - coluna Estudar lá Fora / 11:18 - 03/06/2018


Será que você tem conhecimento sobre os eventos acadêmicos brasileiros em universidades estrangeiras? Existem alguns! Eu mesma já participei de um. Experiência maravilhosa!

Participar de um evento deste porte permite que tenhamos uma ideia de que pesquisas, questões, problemas brasileiros são, sim, objetos que despertam interesse da comunidade acadêmica internacional. Além desta noção, tais eventos ampliam nossa network; imprescindível para construção de parcerias em pesquisas futuras.

Estas são apenas algumas das razões que me motivaram a dedicar o texto da coluna desta semana sobre um evento deste porte que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho. Trata-se da Brazilian Student and Scholar Conference – BRASCON. Você conhece?

O evento já se consolidou como a maior conferência de pesquisa de brasileiros nos EUA. O sucesso das edições anteriores, em Harvard (2016) e na University of Southern Califórnia – USC (2017), permitiu que essa próxima edição chegasse ao Midwest americano. Assim, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores empreendedores brasileiros e público em geral estarão na The Ohio State University, em Columbus, Ohio (EUA), para a terceira edição da Brazilian Graduate Students & Scholars Conference.

O foco da conferência é troca de conhecimento científico e tecnológico para alunos de pós-graduação brasileiros – incluindo mestrado profissional ou acadêmico, doutorado e pós-doutorado nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para tanto a programação foi pensada de forma a promover atividades de integração, comunicação e desenvolvimento profissional para a comunidade científica brasileira. Essas atividades incluem, mas não estão limitadas a painéis de discussão, palestras, workshops, feira de carreira e oportunidades de networking. Toda a programação pode ser consultada no site do evento ( http://www. brasconference.org/ ).

Ah, não posso esquecer de dizer que haverá uma uma novidade este ano: uma opportunity fair, onde empresas da região e departamentos da Ohio State poderão recrutar para vagas, programas e bolsas de estudos. Por isso, graduandos e empreendedores, vocês também são público alvo do evento.

Entre os palestrantes confirmados, está a Dra. Joana D’arc Félix de Souza que já conquistou mais de setenta prêmios, inclusive o de Pesquisadora do Ano pela Associação Brasileira de Química Industrial. Outros nomes importantes também estarão presentes, como, por exemplo José Pires (MBA, Global Excellence & Innovation Leader, Andeavor), Márcio Resende (Assistant Professor, University of Florida), Duilia de Melo (Research Associate – NASA), Ulisses Mello (Diretor de Pesquisa IBM Brasil), Roberto Álvares (Executive Director – Global Federation Of Competitiveness Councils).

As inscrições para participar da conferência ainda estão abertas. Há uma taxa de participação de US$120 que inclui lanches e almoços durante o evento. Todos os gastos para participação no evento, como passagens aéreas, visto e seguro saúde são de responsabilidade exclusiva do participante.

No entanto, esse ano, a BRASCON conta com o apoio da Ohio State Brazil Gateway, escritório da Ohio State University no Brasil, que pode auxiliar aqueles que pretendem comparecer ao evento com dicas de estadia (inclusive conectando os interessados a brasileiros em Columbus que possam recebê-los) e dicas de atividades culturais pela cidade e pelo campus.

Os interessados devem entrar em contato com aparecido.1@osu.edu. Para terminar, que tal um presentinho da coluna Estudar Lá Fora? Apresente o código 25OFF na inscrição e obtenha desconto. Depois de tudo isso, público do Nordeste, ainda vai ficar de fora?


Comentar usando