Boa Noite!, Terça-Feira - 19 de Junho de 2018

 

Confira todas as mudanças de horários provocadas pelos jogos do Brasil na Copa

Redação / 5:43 - 13/06/2018


copa do mundo

Com o início da Copa do Mundo 2018 nesta quinta, dia 14, a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) emitiu uma recomendação oficial às empresas dos setores do Comércio, Serviços e Turismo a avaliarem, de acordo com seus costumes, a possibilidade de funcionamento ou não nos dias 17, 22 e 27 de junho, quando haverá jogos da Seleção Brasileira. A mesma sugestão se dá para o caso da Seleção Brasileira avançar nas próximas etapas do mundial.

Desta forma, a Fecomércio se junta a outros estabelecimentos comerciais e governos municipais e do Estado que já sinalizaram como será o funcionamento durante a 1ª fase.

No Centro de Maceió, a Aliança Comercial informa que as lojas estarão fechadas no dia 17 (domingo). No jogo do dia 22, que será às 9h, a recomendação da Aliança é que o Centro abra ao meio dia, mas algumas lojas sinalizaram que abrirão às 8h. No dia 27, o Centro funcionará até às 14h.

O Maceió Shopping e o Shopping Pátio Maceió exibirão as partidas da Copa nas suas praças de alimentação e, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, as lojas serão fechadas 30 minutos antes e reabertas 30 minutos após o final dos jogos. Os restaurantes das praças de alimentação e cinema seguirão com a programação normal.

O Parque Shopping terá horário de funcionamento diferenciado nos jogos da Seleção: nos dias 17 e 27, as lojas estarão fechadas das 14h30 às 17h30; no dia 22, o estabelecimento abrirá as lojas às 11h30. Em todos os dias, um telão na praça de alimentação transmitirá os jogos e as salas de cinema atenderão ao público em horário habitual.

Nos dias 22 e 27 o Shopping Farol funcionará normalmente, inclusive a praça de alimentação, que estará com telão transmitindo os jogos da Seleção Brasileira. Apenas no domingo, dia 17, o estabelecimento não funcionará. Os cinemas estarão com a programação normal todos os dias.

Supermercados

As lojas da rede G Barbosa fecharão 15 minutos antes do início de cada jogo da Seleção e reabrirá após o encerramento. Já a rede Palato manterá o horário normal de atendimento ao público.

No Atacadão, o funcionamento será das 7h às 14h no dia 17 e, nos dias 22 e 27, das 7h às 21h, sendo os portões fechados 15 minutos antes dos jogos e reabertos assim que as partidas terminarem.

Comércio no Interior

Todas as partidas do Brasil serão transmitidas pelo Arapiraca Garden Shopping, mesmo as que começarem às 9h. Nesses dias, o empreendimento antecipará o horário de funcionamento.

Em relação ao comércio, as entidades Sindilojas Arapiraca, Sindilojas Palmeira dos Índios, Sindilojas Penedo e Sindilojas União dos Palmares, filiadas à Fecomércio, também orientam as empresas de suas respectivas bases a avaliarem acerca da possibilidade de funcionamento ou não nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

Poder público

O Governo de Alagoas informou que nos dias em que os jogos se realizarem no período da manhã, o expediente do funcionalismo terá início às 14h. Já nos dias em que os jogos acontecem à tarde, o expediente se encerrará às 13h.

A portaria estabelece que a mudança não se aplica aos serviços de natureza Médico Hospitalar, de Segurança Pública e das Unidades de Atendimento ao Cidadão – JÁ, que deverão seguir o expediente normalmente.

A mesma recomendação, contudo, não vale para as Unidades de Saúde geridas pela Prefeitura de Maceió, que irá liberar todo funcionalismo – e serviços – nos dias em que os jogos forem pela manhã e vai encerrar às 13h quando forem pela tarde.

A Prefeitura de Arapiraca, por sua vez, também dará ponto facultativo nos dias em que a seleção brasileira atuar no período da manhã, e expediente até às 12h nos dias em que o Brasil jogar na parte da tarde. Porém os serviços essenciais e de urgências oferecidos à população funcionarão normalmente, a exemplo dos atendimentos no 5° Centro de Saúde, Fiscalização de Trânsito e serviços da Vigilância Municipal.


Comentar usando