, Sábado - 22 de Setembro de 2018

 

Começa período de proteção do caranguejo-uçá

Deisy Nascimento - Coluna ECOvida Sustentável / 8:43 - 01/01/2018


caranguejo uçáOs períodos de proteção da reprodução do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) começam em janeiro e devem ser cumpridos em dez estados: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Durante os três períodos estabelecidos pela Instrução Normativa Interministerial nº6 de 2017, fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie.

A proteção da reprodução corresponde aos perí­odos conhecidos como “andada”, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalar e colocar ovos. Os animais ficam mais vulneráveis à captura nesse momento, que corresponde às luas cheia e nova.

Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar ao Ibama ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Os estoques transportados devem estar acompanhados, da origem ao destino final, de autorização emitida pelo Ibama.

Período de proibição

De acordo com o Ibama e o ICMBio, os períodos de proibição da captura do caranguejo-uçá em 2018 são:

  • 1° período – 2 a 7 de janeiro e de 17 a 22 de janeiro;
  • 2° período – 1º a 6 de fevereiro e de 16 a 21 de fevereiro;
  • 3° período – 2 a 7 de março e de 18 a 23 de março.

Comentar usando