Boa Noite!, Terça-Feira - 23 de Outubro de 2018

 

Chamadas para apresentação de trabalho em Direito Internacional Público

Alyshia Gomes / 2:10 - 26/09/2018

Chamadas abertas para as conferências organizadas por Exeter Centre for International Law, European Centre of Excellence for Countering Hybrid Threats, Geneva Centre for Security Policy e University of Copenhague.


Percebi, somente nesta semana, que até a presente data ainda não tinha preparado um momento com informações direcionadas para uma das disciplinas que leciono: Direito Internacional Público. Casa de ferreiro, espeto de pau? Só até hoje! Não farei comentário, mas trago informações sobre duas chamadas para submissão de trabalhos bem interessantes.

A primeira foi publicada por Exeter Centre for International Law, European Centre of Excellence for Countering Hybrid Threats e Geneva Centre for Security Policy. Trata-se da chamada para submissão de trabalhos a serem apresentados na conferência sobre Legal Resilience in an Era of Hybrid Threats que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril de 2019 na universidade mencionada .

As propostas podem ser feitas tanto em formato de estudo de caso como apresentar uma abordagem teórica, no entanto devem tratar sobre algumas questões como:

  • O que é resiliência legal? Qual é o seu potencial como conceito analítico e como modelo de política?
  • Como o sistema jurídico internacional pode se tornar mais resiliente à luz das ameaças contemporâneas e desafios ao estado de direito?
  • Existem perspectivas alternativas que melhor explicam a instrumentalização do direito nas relações internacionais? Qual é o potencial explicativo do direito neste contexto?

As demais questões e as regras para submissão estão no edital. Visite o site do evento e prepare o teu trabalho! Você poderá submetê-lo eletronicamente até 30 de novembro.

A segunda  oportunidade foi divulgada pela University of Copenhagen que está organizando uma  conferência como parte de um novo projeto de pesquisa coletiva, em andamento, intitulado “Estabelecendo as Fundações – A Liga da Nação e o Direito Internacional,1919-1945.

O objetivo é promover uma nova história legal que explora como o sistema Liga das Nações influenciou o desenvolvimento do direito internacional de 1919-1945, baseado em pesquisas sistemáticas de arquivos estaduais e privados e uma abordagem contextual do objeto de estudo.

A conferência deve ser uma primeira reunião entre pesquisadores que compartilham a agenda delineada acima. O objetivo é que os desafios metodológicos possam ser identificados e a abordagem contextual a história legal pode ser mais refinada. Haverá uma conferência de acompanhamento até o final de 2020 preparar os documentos para uma publicação final com uma importante editora internacional.

A melhor parte é que a organização poderá cobrir as despesas de 2-3 noites de alojamento em hotel, bem como as despesas da viagem.

Envie comentários, sugestões e perguntas para alyshiagomes.ri@gmail.com. Participe da coluna! Terei o maior prazer em poder responder

 

VOCÊ ENCONTRARÁ MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL  E DICAS DE BOLSAS DE ESTUDOS NA COLUNA ESTUDAR LÁ FORA, EM O DIA ALAGOAS, JÁ NAS BANCAS!


Comentar usando