Bom Dia!, Segunda-Feira - 19 de Novembro de 2018

 

Artista plástica Elisa Sarmento expõe no Memorial à República

Da assessoria / 10:02 - 01/08/2016


6feaaea33484ec6d4acbf09c66800fb3_L

Mostra reúne nove obras de artes que retratam a mulher negra das mais diversas formas (Foto: Ascom/Secult)

O Memorial à República, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebe entre os dias 3 e 18 de agosto, a exposição ‘O Encanto da Mulher Negra’, da artista plástica Elisa Sarmento. A mostra reúne nove obras de artes que retratam a mulher negra das mais diversas formas.

Tôco, como é conhecida Elisa Sarmento, nasceu em Salinas, Minas Gerais, região que a despertou para o interesse pela condição das mulheres negras no contexto econômico social. Em maio de 2015, estabelecida em Maceió, iniciou seus estudos da técnica de óleo sobre tela.

“Senti-me seduzida por desenhos de figuras humanas na mais tenra idade, desde quando minha coordenação motora assim o permitiu, começando a desenhar no chão de cimento usando carvão de nossa cozinha. Essas figuras que somente eu decifrava, foram relegadas a um canto de minha alma, ao serem interpretadas como rabiscos desorganizados nas escolas que frequentei.”, revela a artista.

“Acompanhei a vida artística de minha mãe, pintora no norte mineiro, que começou aos 70 anos, levando até os 85 anos mais de 300 obras. Como se não houvesse espaço para nós duas, após sua morte, em abril de 2015, aos 99 anos, comecei a expressar em óleo sobre tela, a minha grande paixão por figuras humanas, agora já bem especificadas pela mulher negra, seduzida possivelmente por resquícios de minha ancestralidade africana e, por fim, resgatando tudo que não estava morto, mas, sim, encantado, no canto e minha alma”, disse a artista.

A exposição faz parte da programação do Edital de Exposições Temporárias 2016/2017 lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa proporcionar espaços expositivos, valorizando a produção artística alagoana.


Comentar usando