Pit stop: Felipe Massa desacelera e para definitivamente em Abu Dabhi

/ 12:50 - 13/11/2017


Elzir de Souza –  Estagiário

A confirmação da aposentadoria do piloto Felipe Massa em 2018 deixará o Brasil sem nenhum representante do país na Fórmula 1. Durante os 15 anos o brasileiro disputou 270 grandes prêmios com 11 vitórias e 16 pole positions. Nesse período Massa passou pela Sauber (2002, 2004 a 2005), foi piloto de testes da Ferrari (2003) e piloto principal (2006 a 2013) e atuou na Williams ( 2014 a 2017).

Felipe Massa

Emerson Fittipaldi

No próximo dia 26 de novembro, a aposentadoria será oficialmente decretada. Com a parada definitiva o posto dos brasileiros ficará aberto na F-1. Neste posto, passaram dezenas de pilotos brasileiros como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Roberto Moreno, Ayrton Senna, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello.

Felipe Massa encerra uma trajetória de pilotos brasileiros que teve início em 1970 com a chegada de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1.  Ao longo dos quase 50 anos desde a chegada de Emerson, passaram pela Fórmula 1 grandes nomes do automobilismo brasileiro que sagraram-se campeões como os Tricampeões Nelson Piquet e Ayrton Senna.

A expectativa de que um recomeço é cria a partir dos jovens pilotos que circulam nas categorias de base com Sérgio Sette Câmara, correndo na Fórmula 2, Pedro Piquet que disputa a Fórmula 3 européia e Pietro Fittipaldi na Word Series.

Sergio Sette Câmara

Nos últimos anos algumas promessas surgiram como Bruno Senna, Lucas di Grassi, e Felipe Nars, mas nenhuma virou realidade devida ao atual momento financeiro vivido pelas escuderias qu buscam firmar contrato com jovens pilotos que trazem apoio financeiro para a equipe deixando o talento de lado.


Comentar usando