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4 truques para economizar nas calorias das comidas de fim de ano

Notícias ao minuto / 4:22 - 21/12/2017

Confira as dicas para uma ceia saudável sem fugir das tradições


comidaEntre as mais populares resoluções de fim de ano está a perda de peso. Se essa é uma de suas metas, você pode facilitar o cumprimento desse objetivo prestando alguma atenção na hora de preparar a ceia de Ano Novo. A nutricionista da Companhia Athletica Curitiba, Melissa Santos, tem algumas sugestões que podem auxiliar sua busca pela alimentação saudável desde já.

FAROFA As farofas costumam ser altamente calóricas por conta da grande quantidade de óleo que levam em suas receitas. Porém, de acordo com Melissa Santos, é possível alterar alguns ingredientes. “As farofas podem ser preparadas com óleo de coco em vez do óleo comum. Use oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e frutas secas no lugar do bacon e embutidos para enriquecê-las”, indica.

UVA-PASSA As uvas-passas possuem um tipo de açúcar natural denominado frutose. Por possuírem alto nível glicêmico, não são recomendadas aos diabéticos e devem ser consumidas com moderação por quem busca uma dieta saudável. “Em pouca quantidade não há problemas, então a melhor opção é usá-las no arroz ou nas receitas de farofa”, afirma Melissa.

CARNES As opções de carne geralmente selecionadas para as ceias de Ano Novo já costumam se enquadrar como saudáveis, mas é preciso estar atento ao corte: segundo a nutricionista, a parte mais magra do porco é o lombo. Peixes e aves como chester e peru também são boas pedidas.

SOBREMESAS E ESPUMANTES Para degustar as sobremesas sem culpa, a nutricionista recomenda: “Prefira frutas da época, como cerejas, ameixa, nectarina e pêssego. Outra opção saudável é preparar um sorbet de frutas. Os champagnes e espumantes, parte da tradição de Réveillon, também podem acabar estragando sua dieta. Para Melissa, um dos maiores problemas dessas bebidas é o exagero na quantidade, mas, para amenizar os danos, recomenda o tipo Brut, que possui menos açúcar na composição.


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